Circuito Ecológico visita aldeia indígena no domingo

Prefeitura realiza passeio ecológico domingo na restinga e aldeia indígena
Grupo fará uma caminhada leve pela restinga numa Área de Proteção Ambiental - Foto: Clarildo Menezes

A próxima edição do Circuito Ecológico acontece domingo (21/06) na restinga de Maricá com visitação à aldeia indígena Tekoa Ka’aguy Hovy Porã (significa Mata Verde Bonita), em São José do Imbassaí. Os participantes farão uma caminhada leve, com duas horas de duração, em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e conhecerão a aldeia da tribo Tupi-Guarani M’Bya e seus costumes, e poderão degustar comidas típicas, além de comprar artesanato feito pelos índios. O passeio é gratuito e será acompanhado por guias da Prefeitura.

As vagas são limitadas e as inscrições feitas somente na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (19), das 8h às 17h. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para quem tem problemas cardíacos.

O ponto de encontro será na praça da Avenida Prefeito Alcebíades Mendes – antiga Estrada dos Macacos, em São José do Imbassaí – às 15h. O acesso é pelo km 19 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), sentido Maricá. A orientação da secretaria é que todos usem roupas leves, calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Desde 2013, o Circuito Ecológico realiza semanalmente caminhadas gratuitas em trilhas ecológicas da cidade com guias da Prefeitura. Já foram promovidos passeios em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; Cachoeira do Espraiado e Mirante do Vale de São Francisco, também na localidade rural; Retiro (Serra do Camburi); travessia Silvado-Espraiado; Farol de Ponta Negra; Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Grutas do Spar, em Inoã, entre outros pontos turísticos.