Maricá celebra Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A Secretaria Municipal Adjunta do Idoso realizou na manhã desta segunda-feira (15/06), na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, uma homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com apresentações diversas e orientação ao público sobre a violência contra o idoso.

Participantes da Casa do Idoso Mais Feliz realizaram uma apresentação de dança do ventre sob a orientação da professora Cristiane Martorelli. Segundo ela, o projeto tem ajudado muito na autoestima das participantes. “Na Casa do Idoso Mais Feliz não existe tristeza. Se alguma aluna está se sentindo triste, logo que começa a dançar tudo muda”, ressaltou.

A comerciante Cristina Costa, 52 anos, adorou a apresentação de dança. "Estava de passagem e dei uma paradinha para ver a apresentação e fiquei encantada. Adorei. Todos estão de parabéns", comentou. Para o aposentado Evandro Bellini, 72 anos, é muito bom ver a disposição dos participantes do projeto. “A idade não significa que a pessoa é velha. Acho que a pessoa pode se tornar velha se o espirito for velho”, afirmou.

Durante as apresentações, a secretária municipal adjunta do Idoso, Lezireé Figueiredo, convocou a todos a denunciar os casos de maus-tratos contra os idosos. “Quem souber de algum caso de maus-tratos ao idoso deve denunciar”, alertou.

Depois da dança do ventre, foi a vez do coral encantar o público com canções como "What a Wonderful World", de Louis Armstrong, e "Baby Can I hold you", de Tracy Chapman. O grupo Nossa Alegria, formado por cerca de 20 integrantes, também relembrou Adoniran Barbosa com "Trem das 11", além de "Emoções" e "Anunciação"gravadas, respectivamente, por Roberto Carlos e Alceu Valença.

Depois das músicas quem estava na praça foi convidado a participar da apresentação de Tai Chi Chuan. Para a técnica de enfermagem Jaqueline Rodrigues, de 23 anos, o evento, além de alertar sobre os maus-tratos, foi importante para mostrar como se pode envelhecer com qualidade de vida. “Adorei a dança do ventre, de toda a programação. É bom ver as pessoas se exercitando, dançando, aproveitando a vida”, disse.

As denúncias sobre violência contra a pessoa idosa podem ser feitas à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República pelo número 100.