Aberta oficialmente a 1ª Olimpíada Mirim para alunos da Educação Infantil

Aberta oficialmente a 1ª Olimpíada Mirim para alunos da Educação Infantil

A Prefeitura de Maricá deu início, na tarde dessa sexta-feira (12/06), a 1ª edição da Olimpíada Mirim que contará com a participação de 800 alunos de dois a cinco anos da educação infantil de 40 unidades municipais. A abertura do evento, realizado no ginásio do CEIM Joana Benedicta Rangel, pela secretaria municipal adjunta de Educação, em parceira com as secretarias adjuntas de Esportes e Mobilização Olímpica, teve apresentação de alunos, desfile das 40 delegações e juramento dos atletas participantes. Os jogos se iniciam na próxima segunda-feira (15/05) e seguem até o dia 22/06.

Representando o secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, o subsecretário da pasta, Rodrigo Moura, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um momento único para a educação infantil, que considero a fase mais importante na formação da criança, oferecendo o alicerce do indivíduo. Nosso objetivo é inserir o esporte na rotina dos alunos com o intuito de estimular a socialização e a integração. Se queremos uma sociedade mais justa, temos que oferecer uma educação de qualidade em todos os níveis. E é isso que oferecemos aqui no município. Por isso, parabenizo a todas as unidades escolares que fazem da nossa educação infantil um orgulho e exemplo para nosso país”, declarou.

Um dos momentos mais aguardados pelo público foi o desfile das delegações participantes no ginásio do centro educacional.  A aluna do Pré II do CEIM Valéria Ramos Passos, Júlia Pereira Euzébio, de cinco anos, estava muito ansiosa para participar do evento. “Estou muito animada para desfilar e também para participar junto com meus amigos na escola”, disse a aluna. Quem também estava muito eufórica era a aluna do Pré II da E. M. Espraiado, Ana Carolina dos Santos Siqueira, de cinco anos. “Vai ser muito legal poder participar das brincadeiras”, declarou a aluna que costuma brincar e jogar com sua irmã mais velha.

Já o aluno da E. M. Levy Carlos Ribeiro, Vitor Guedes, de cinco anos, foi o responsável pelo juramento dos atletas participantes. “Estou muito empolgado para começar logo as olimpíadas”. E, o aluno do maternal do CEIM Estrelinha do Amanhã, Edson da Silva Júnior, de três anos, participou do ritual de acendimento da pira olímpica. A mãe do aluno, a educadora Viviane Soares, ficou muito emocionada com a participação surpresa do filho. “Pensei que ele fosse somente desfilar. Mas, quando o vi entrando novamente e com a tocha olímpica, não segurei o choro. Nossa rede de ensino é composta por pessoas muito humildes e eventos assim valorizam os nossos filhos e nos tornam partes ativas de todo um processo educacional”, frisou a mãe.

Para o professor de Educação Física da E. M. Marques de Maricá, Otávio Souza, as olímpiadas permitem incentivar, desde cedo, valores essenciais para o ser humano, como participação, cidadania e disciplina. "Iremos participar no primeiro dia com atividades lúdicas. Não incentivamos a competição em si. Não importa quem seja o vencedor ou perdedor. Nossa proposta é mais ampla. Queremos estimular a integração entre os alunos. Brincando também se aprende”, explicou o professor, que irá participar do evento com 16 alunos.

A diretora do CEIM Professora Ondina Oliveira Coelho, Ana Carla Faria Jardim, também falou sobre o evento. “Estou muito feliz ao ver essa movimentação. Tenho 28 anos de carreira dedicados à educação e, hoje, agradeço a Prefeitura por realizar um evento como esse, dedicado especialmente, à educação infantil. Pensei que me aposentaria e não poderia curtir esse momento tão mágico", ressaltou a diretora da unidade que atende 400 alunos do maternal II até o primeiro ano do ensino fundamental.

O evento contou também com o grupo de Educação Infantil da E. M. Retiro, com a apresentação da música “Canja de Galinha”, da cantora Xuxa.

Serão realizadas atividades de corrida na floresta; corrida com pregadores; equilíbrio na corda; boliche com pé (latas empilhadas); salto no lago (salto à distância); corrida do sapo (corrida de saco); corrida com velotrol; bola ao cesto; rolamento lateral; bolinha na colher; chute a gol; corrida dos bambolês; passar por baixo/por cima do banco; rolar a bola; e corrida bolinha na sola do pé (rolando bolinha).

Data e locais das atividades

Polo Delta – próxima segunda-feira (15/06) – manhã – CEIM Valéria Passos

Escolas participantes: CEIM Valéria Passos, E.M. Ataliba de Macedo Domingues; Creche São Bento; E.M. Marquês de Maricá; E.M. Mata Atlântica; E.M. Oswaldo de Lima Rodrigues; E.M. Rita Sampaio Cartaxo; E.M. Ver. Osdevaldo Marins da Matta; Casa da Criança de Itaipuaçu e E.M. Ministro Luis Sparano.

Polo Charlie – quarta-feira (17/06) – manhã e tarde – CAIC Elomir Silva

Escolas participantes: CAIC Elomir Silva; E.M. Alcebíades Afonso Viana Filho; E.M. Dirce Marinho; E.M. Retiro; E.M Pindobas; E.M. Rodrigo Monteiro; Casa da Criança de Inoã; E.M. Levy Carlos Ribeiro; CEIM Professora José Carlos de A. e Silva e CEIM Nelson Mandela.

Polo Bravo – sexta-feira (19/06) – manhã e tarde – CEIM Marilza da Conceição

Escolas participantes: CEIM Marilza da Conceição, E. M. Alcione S. R. da  Silva; E. M. Amanda Pena de A. Soares; E. M. Barra de Zacarias; E. M. Dilza da Silva Sá Rego; E. M. Espraiado; E. M. Joao Pedro Machado; E. M. Reginaldo Domingues dos Santos e E. M. Trenzinho da Esperança.

Polo Alfa – segunda-feira (22/06) – manhã e tarde – E. M. Alfredo Nicolau da Silva Junior

Escolas participantes: E. M. Alfredo Nicolau da Silva Junior, E. M. Antônio Lopes da Fontoura, E. M. Antônio Rufino de S. Filho; E. M. Benvindo Taques Horta; E. M. Jacintho Luis Caetano; E. M. Joaquim Eugênio dos Santos; E. M. Maurício Antunes de Carvalho; CEIM Recanto da Amizade; CEIM Ondina de Oliveira Coelho e CEIM Estrelinhas do Amanhã.