Prefeitura de Maricá aplaude inclusão do Porto de Jaconé em plano federal de logística

Anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff reafirma o progresso firme do Terminal Ponta Negra (TPN), na Praia de Jaconé, em Maricá

A presença do futuro Porto de Jaconé entre os projetos autorizados de Terminais de Uso Privado (TUP) incluídos no Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal foi recebida com satisfação pela Prefeitura de Maricá.  O anúncio, feito nesta terça-feira (09/06), pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, contou com a presença de vários governadores, incluindo Luiz Fernando Pezão, do Rio, e mais uma vez reafirma o progresso firme do Terminal Ponta Negra (TPN). O projeto, da empresa DTA Engenharia, aguarda a emissão da Licença Prévia por parte das autoridades ambientais estaduais depois de ter cumprido as exigências legais, inclusive do próprio município, rumo à sua implantação.

De acordo com a apresentação do governo federal, o PIL para a Região Sudeste contempla a autorização para 26 portos, mas no caso do estado do Rio, com 16 portos previstos, o TPN – cujo investimento é de R$ 5,4 bilhões – representa cerca de 75% do total estimado para o estado e 45% do que está planejado para a Região Sudeste.  Os dois índices dão a dimensão da importância, para a União, do porto de Jaconé como polo de desenvolvimento regional. O empreendimento, que vai gerar 5 mil empregos diretos e 13 mil indiretos, representa a transformação econômica não só de Maricá, como de toda a região – hoje ainda dependente do setor de comércio e de serviços.

Para o prefeito Washington Quaquá, que sempre foi a favor da instalação, trata-se de uma realidade incontestável. “A decisão da presidente Dilma de incluir o Porto de Maricá no plano nacional de terminais portuários de uso privado é recebida com imensa felicidade pelo povo de Maricá e do Rio de Janeiro", diz. "Ele representará empregos, desenvolvimento, vida e ainda vai tomar todos os cuidados ambientais, preservando a natureza e garantindo vida melhor aos seres humanos. O Porto de Jaconé coloca literalmente Maricá na economia e na rota cultural do mundo”, avalia.

O secretário municipal executivo de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula faz coro. "O projeto não só coloca Maricá definitivamente em uma posição estratégica no país em termos de infraestrutura portuária, como trará benefícios enormes para o povo da cidade, tanto em renda quanto em qualificação”, afirma. “Afinal, pelo menos 60% dos empregos que serão gerados pelo porto deverão ser ocupados por maricaenses”, completa.