Prefeitura e parceiros realizam reuniões e visitas visando plano de redução de riscos

Uma das visitas foi a uma comunidade do bairro Bananal, onde havia construções em pontos onde poderiam haver escorregamentos

A Defesa Civil e a Secretaria Adjunta de Obras de Maricá realizam uma série de reuniões, em todo o município, para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Inundação e Deslizamento. Os encontros ocorrem em parceria com o Ministério das Cidades e a Organização Social Brasileira de Apoio à Vida (Osbravi), e incluem visitas às áreas consideradas de risco na cidade. O plano conta com uma verba de R$ 98 mil do Ministério das Cidades.

As últimas reuniões foram realizadas no clube Ponta Negra (no bairro de mesmo nome) e no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, ambos na última sexta-feira (29/5). De acordo com o subsecretário municipal adjunto de Obras, Romildo Cândido, uma das visitas foi a uma comunidade do bairro Bananal, onde havia construções em pontos onde poderiam haver escorregamentos, segundo avaliação da Defesa Civil. Os moradores também receberam panfletos de conscientização.

“Os moradores foram orientados a procurarem a Defesa Civil com toda a documentação. O órgão vai emitir um laudo de risco e, com ele, o morador poderá ter prioridade na inscrição para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. O plano irá apontar ainda outras soluções”, pontuou Romildo, lembrando que uma nova reunião está prevista para este mês na Escola Municipal Amanda Pena, também em Bananal, em data a ser marcada.

Ainda segundo o subsecretário, a elaboração do plano de redução de riscos obedece a cinco etapas e está atualmente na segunda, na qual há treinamentos metodológicos para técnicos municipais (como agentes da própria Defesa Civil) e seminários de divulgação para atores comunitários nos quatro distritos.