Evento no Centro encerra Semana do Meio Ambiente em Maricá

Público que participou da atividade era formado na maioria por estudantes das redes pública e privada no Centro

No último dia da Semana Municipal do Meio Ambiente, um público formado na maioria por estudantes das redes pública e privada visitou as tendas montadas na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, por diversos órgãos municipais, projetos ambientais e organizações não-governamentais que atuam no setor, nesta quarta-feira (03/06). Houve ainda apresentações musicais e uma edição especial do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”.

A tenda mais procurada pelos visitantes foi a do projeto Ciência Itinerante, uma parceria entre as secretarias municipais adjuntas de Meio Ambiente e Educação. Muitas crianças e jovens foram até o local para ver de perto espécies de minerais e plantas em exposição. Na ocasião, também foi apresentado o novo veículo do projeto, que irá circular pelas escolas da rede municipal após o recesso escolar de julho.

“Só via essa coisas em livros ou na internet. Foi bacana pegá-las com a mão”, afirmou o estudante Marcelo Gabriel, de 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental do C.E.M. Joana Benedicta Rangel. Para o professor Marcus Lacerda, coordenador do Ciência Itinerante, esse é o grande benefício do projeto. “É importante para os alunos poder tocar nos objetos que exibimos, eles precisam disso porque é uma experiência que a internet e, em certa medida, a própria escola acabou deixando de proporcionar”, avaliou.

A gestora ambiental Paula Comc, de 27 anos, veio do bairro Anchieta, no município do Rio de Janeiro, para conhecer os projetos de Maricá e o Ciência Itinerante foi o que mais chamou a atenção dela. “Trabalho com um projeto semelhante na Fiocruz, o ‘Ciência Móvel’, e acho de extrema importância levar esse conhecimento às escolas”, disse.

Outra tenda que teve muita procura foi a da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), cuja base fica em Itaipuaçu. Os policiais militares levaram para os visitantes algumas espécies de animais silvestres encontrados em Maricá, principalmente cobras. “É preciso inserir o estudante onde ele não está inserido, e o fato é que o maricaense não conhece Maricá direito. Eventos assim oferecem essa experiência para todos e de todas as idades”, ponderou o vice-prefeito, Marcos Ribeiro.

Em pouco tempo um grupo grande de estudantes se juntou em torno do espaço e alguns não esconderam a surpresa ao ver os bichos frente a frente. “A feira toda está muito boa. Nunca tinha visto esses animais assim tão de perto”, disse a estudante Rayane Vitória Silva de Oliveira, de 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio do C.E. Elisiário Matta.

Animado com o resultado, o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Mota, fez um balanço sobre os três dias de atividades da Semana do Meio Ambiente de Maricá. “Esse foi o primeiro passo de um projeto muito maior que está por vir. Ano que vem faremos um evento grandioso, com ações mais incisivas em prol do meio ambiente em Maricá e melhorando a qualidade de vida da nossa população. Maricá é linda e tem um ecossistema diversificado. Foi gratificante ver a população abraçando o evento”, ressaltou.