Rodoviária do Povo sediará evento pelo Dia Mundial Sem Tabaco

0
260

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizará na próxima segunda-feira (01/06), das 9h às 12h, na Rodoviária do Povo, no Centro, ação em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco. Neste ano, o tema do evento será ‘O comércio ilícito de produtos do tabaco’, mas também será abordado o fumo passivo (inalação da fumaça de derivados do tabaco).

A subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, afirmou que o tabagismo é uma pandemia. “Apesar da falta de propaganda nos veículos de comunicação, o tabagismo ainda se propaga de geração em geração causando mortes precoces”. Claudia explicou ainda que as quatro doenças que mais matam no mundo estão diretamente ligadas ao tabagismo, como: doenças cardíacas, câncer, derrames e doenças respiratórias. “O tabagismo é muito democrático. Não escolhe sexo, condição social, nível de escolaridade e nem idade. Devemos travar essa batalha árdua todos os dias e mudar essa triste realidade”, completou a subsecretária.

Na ação, estarão presentes os programas Hanseníase; Tuberculose; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Estratégia Saúde da Família; DST/AIDS/Hepatites virais; Área Técnica de Alimentação e Nutrição; Saúde bucal; Saúde Mental; Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA); Combate à dengue (PMCD); Saúde do Homem; Saúde do Idoso (PASI), Educação em Saúde; e as vigilâncias de Saúde e Sanitária. Na ocasião, também haverá orientação sobre temas diversos, distribuição de material informativo e preservativos, aplicação de flúor, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar e acompanhamento do programa Bolsa Família.