Prefeitura vacina gado contra febre aftosa até sexta-feira

Primeira fase da campanha termina dia 29 e todos os criadores são obrigados a vacinar os rebanhos

Prefeitura disponibiliza gratuitamente doses para rebanhos com até 60 cabeças. Primeira fase da campanha de erradicação da doença termina dia 29 de maio

A Prefeitura de Maricá vacinará gratuitamente até sexta-feira (29/05), quando termina a primeira fase da campanha estadual contra febre aftosa, rebanhos bovinos e bubalinos com até 60 cabeças. Ao todo, foram adquiridas 4 mil doses (2 mil contra febre aftosa e outras 2 mil antirrábica) e veterinários da Secretaria Municipal Adjunta de Agricultura, Pecuária e Pesca aplicam as vacinas nas propriedades cadastradas. Todos os criadores são obrigados a imunizar os animais contra a doença, transmitida por meio de alimentos contaminados ou do contato com rebanho infectado, e comunicar o Núcleo de Defesa Agropecuária do estado até dia 30.

A febre aftosa não atinge produções do Estado do Rio há 17 anos e, para avançar com o programa de erradicação, são realizadas campanhas de vacinação anuais e palestras de conscientização com os pecuaristas. A doença é altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os animais têm febre, aftas na boca, tetas e entre as unhas, além de atingir as fendas dos cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação. Eles se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber.

A médica veterinária e chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária, Valéria Teixeira, faz um alerta sobre os possíveis prejuízos socioeconômicos em caso de contaminação dos animais. “A propriedade é embargada e o vírus pode espalhar para municípios vizinhos. A produção fica proibida e os animais são sacrificados. Por isso, é importante a consciência de todos”, declarou a chefe do núcleo estadual. Já o secretário municipal adjunto, Rubem Pereira, lembra que o Guia de Trânsito Animal (GTA), documento legal de transporte dos animais, somente é disponibilizado pelo estado com a vacinação em dia. Mais informações pelo telefone 3731-4014.