Gincana da pesca agita final de semana em Maricá

Festa da Pesca acontece na orla de Itaipuaçu com Rua Professor Cardoso de Menezes, com a participação de 400 atletas

Maricá realizou, no último final de semana (23 e 24/05), a 43ª Festa da Pesca, na Rua Um, na Praia de Itaipuaçu. A gincana, promovida pelo Gaivotas Clube de Pesca e pela Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro (FEPELERJ), contou com o apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias municipais adjuntas de Esportes e Turismo.

Foram dois dias de muitas atividades, mas poucos peixes. Por conta do mar calmo, a pesca ficou difícil durante a competição e pontuar foi um exercício de paciência, sorte e muita técnica. Mas, enquanto os anzois estavam na água, no ar praticantes de paraquedismo empolgaram o público nas areias da praia.

Pouco importou se o mar não estava para peixe. A profissional de Educação Física Isis das Chagas competiu pela primeira vez pela Equipe de São João da Barra. “É a primeira vez que venho aqui. O evento está sendo bem bacana e a cidade é linda. Este é o primeiro ano que estou competindo e quero voltar aqui muitas vezes”, comentou. Mas, além de conhecer o município, Isis vai levar para casa o troféu de primeiro lugar, por equipe, na Categoria Feminina. Na Sênior, a Orca Preta faturou o primeiro lugar e o bicampeonato. A anfitriã, Gaivotas Clube de Pesca, conseguiu apenas uma terceira colocação na Categoria Feminina. Ano passado, a equipe foi a que melhor pontuou no quadro geral e na Categoria Masculina. O comerciante Paulo Belladonna  competiu pelo Grupo Gaivotas Clube de Pesca e ressaltou que, além de ser um hobby,  é uma boa chance de fazer novos amigos. “Estou aqui parar me divertir. Claro que ganhar é muito legal, mas a festa e a possibilidade de fazer novos amigos é tão gostosa quanto ganhar”, disse.

Escolha da rainha e apresentação musical encerram evento

O domingo (24) começou com passeio ciclístico pelas ruas próximas à Festa da Pesca. O Pedala Maricá, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, reuniu um grupo de ciclistas de toda a cidade.

Foram 165 participantes divididos em 55 equipes. Por volta das 12h, começaram as pesagens do pescado. No primeiro dia foram 1.413 peixes, e, no domingo, 1.217. No final da pesagem tudo foi distribuído entre o público. Depois da premiação foi a vez da escolha da Rainha da Pesca 2015. A disputa foi concorrida e a escolhida pelo público foi a estudante Naomy Alves, 14 anos. “As outras candidatas eram muito bonitas, não achei que fosse ganhar”, surpreendeu-se.

Em seguida, o músico Ricardo Pop fez a galera tirar o pé do chão com um repertório bem eclético passeando entre o rock e o forró. Para a maricaense Márcia Silva, 47 anos, a Festa da Pesca sempre é um acontecimento no município. “Não entendo muito de pescaria, mas a agitação que a festa traz é muito boa para o bairro, para a cidade”. disse.

Representante do Gaivotas Clube de Pesca e um dos organizadores do evento, Marcelo Rocha ficou satisfeito com o resultado do encontro. “Foi um trabalho cansativo, mas recompensador. Temos também a preocupação ambiental. Nosso regulamento segue as normas estabelecidas pelo IBAMA para validar somente os peixes na medida e de acordo com cada espécie”, explicou.

Classificação completa

1 – Três Anzois
2 – Pampo Dourado
3 – Gaivota Branca