Profissionais da Saúde comemoram Semana da Enfermagem em evento no CEU

A Secretaria Adjunta Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (20/05), no Centro de Esportes Unificados (CEU), um encontro de enfermagem para comemorar a Semana da Enfermagem, que contou com participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, dentistas e médicos. Durante a atividade, foram apresentados os programas de saúde da Atenção Básica e o papel da enfermagem em cada um deles.  Na ocasião, também foram realizadas a oficina de Suporte Básico de Vida (BLS) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a oficina de relações interpessoais pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Para o secretário municipal executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues, o evento em comemoração à Semana de Enfermagem é fundamental, pois reforça a política de saúde no município. “A iniciativa reforça também a preocupação com o cuidado, a proteção e a defesa da vida. Esse é o eixo fundamental do nosso governo para a população de Maricá”, declarou.

Secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Sptiz comentou que a data é comemorada desde a década de 40, a fim de homenagear duas mulheres que cientificaram e organizaram o cuidado ao ser humano: Florence Nightingale, inglesa fundadora da profissão e da primeira escola de enfermeiras, e Ana Neri, militante brasileira pela saúde pública na guerra do Paraguai. “Até hoje praticamos o cuidado pautado nas descobertas dessas mulheres no século passado, como, por exemplo, a adequação do ambiente. Parabenizo a todos da equipe de enfermagem de Maricá e do Brasil, que com competência e dedicação dispensam seu tempo e conhecimento no cuidado ao ser humano para melhorar a condição e qualidade de vidas em todos os níveis de assistência”, declarou.

Subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza definiu sua trajetória médica com apoio da enfermagem. “Na minha vida médica, aprendi muito com os profissionais de enfermagem e ainda aprendo. São nossos alicerces, nosso apoio. Eles verdadeiramente são comprometidos com a saúde de todos nós. Tenho imensa gratidão por todos eles, técnico ou enfermeiros”, disse.

Profissionais parabenizam iniciativa

Para os profissionais de saúde que participaram da ação, o encontro comemorativo foi gratificante. Enfermeira há 18 anos e pós-graduanda em Enfermagem Obstétrica, Karla Iza Marins do Nascimento atua em Maricá desde 1997. “Estou imensamente agradecida por celebrar o Dia da Enfermagem com os militantes da profissão. Possuímos uma importante responsabilidade no cuidar do ser humano, que deve ser cercado com competência”, afirmou.

Silvana Maráu Waldheim é enfermeira sanitarista, advogada e educadora em Diabetes. Segundo ela, a importância de fortificar a Semana de Enfermagem está em reforçar as conquistas da categoria, que assume cerca de 75% do quantitativo total de profissionais de saúde. “Sinto-me honrada e orgulhosa por ser enfermeira atuante na saúde pública e multiplicadora como educadora no forte propósito de motivar novos profissionais no ingresso à carreira”, ressaltou.

Anna Claudia Medeiros é enfermeira da Unidade de Saúde em Jardim Atlântico I há três anos e se declara apaixonada pela profissão. “Hoje o encontro em comemoração ao Dia da Enfermagem é muito importante para a troca de experiências na nossa profissão. É muito bom saber que somos queridas”, disse.