Mirante do Vale de São Francisco é a trilha deste sábado do Circuito Ecológico

Mirante do Vale de São Francisco, no Espraiado, possui cerca de 600 metros de altitude

Passeio é gratuito e inscrições são feitas somente na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo até sexta-feira (22/05), das 8h às 17h

O mirante do Vale de São Francisco, no Espraiado, com cerca de 600 metros de altitude, é a trilha deste sábado (23/05) do Circuito Ecológico de Maricá. O passeio é gratuito e não recomendado para quem possui problemas cardíacos. As inscrições estão abertas e são feitas somente na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), até sexta-feira (22), das 8h às 17h.

Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. A caminhada é considerada de nível médio, com três horas de duração (ida e volta). O percurso é iniciado na Área de Relevante Interesse Ecológico, no Espraiado, passando por córregos e riachos, até o ponto mais alto, a 600 metros de altitude, no Mirante do Vale de São Francisco, onde os participantes terão uma vista privilegiada das serras e de espécies da Mata Atlântica.

O ponto de encontro será às 8h20 na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro, para quem for de ônibus, e às 9h, em frente ao Sítio do Riacho, no Espraiado, para os participantes que utilizarem transporte particular. A orientação da secretaria é que os participantes usem roupas leves e calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Desde 2013, o Circuito Ecológico, da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, realiza semanalmente caminhadas gratuitas em trilhas ecológicas da cidade com guias da Prefeitura. Já foram promovidos passeios em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; Cachoeira do Espraiado; Retiro (Serra do Camburi); travessia Silvado-Espraiado; Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Grutas do Spar, em Inoã, entre outros pontos turísticos.