Maricá receberá unidade móvel para exames de ressonância magnética

1963
Unidade móvel chegará a Maricá no dia 22 de maio e iniciará o atendimento no dia 25

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, colocará à disposição da população maricaense um caminhão para realização de exames de ressonância magnética em Maricá.  A Unidade Móvel de Ressonância Magnética (UMRM) chegará à cidade no próximo dia 22, quando será feita a montagem da estrutura, um módulo habitacional climatizado para recepção e acolhimento com televisão e água gelada.

O atendimento será iniciado no dia 25 de maio e estará disponível a moradores de Maricá (município-polo), Rio Bonito, Tanguá, São Gonçalo, Silva Jardim, Itaboraí, Niterói e Saquarema. O caminhão ficará na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e permanecerá na cidade pelo período de dois meses.

Rosiane Neves, coordenadora da Central e Regulação de Maricá (CREG), destaca que nem todos os exames de ressonância poderão ser feitos na unidade móvel. “Não serão feitas as ressonâncias de mama; em crianças abaixo de 10 anos; em pessoas que necessitem de sedação; e em pacientes cardíacos”.

Para moradores de Maricá, o pedido para o exame de ressonância deverá ser feito na Regulação de Maricá (Rua Domício da Gama, nº 433, Centro, ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal). Para moradores das demais cidades, é preciso ir à Central de Regulação do município de residência, pois cada cidade tem sua Central de Regulação. É necessário levar cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e também a guia médica do SUS (pedido médico). O telefone da Central Municipal de Regulação de Maricá é 2634-0810.

Os municípios enviarão as planilhas com os dados dos pacientes para a Secretaria Estadual de Saúde e a coordenação estadual da UMRM agendará dias e horários para a realização dos exames. O horário de funcionamento do caminhão será de segunda a sexta-feira, das 7h às 21 h, e no sábado, das 7h30 às 15h.

Secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz declarou que a unidade móvel da ressonância magnética do estado é uma solicitação que Maricá tem feito desde maio do ano passado. “O caminhão para exames de ressonância em Maricá é fruto da parceria entre o governo municipal e o governo estadual. Então, no dia 25 já serão realizados exames, fazendo parte das atividades comemorativas do aniversário da cidade. Temos uma demanda de mais de 1 mil pacientes que aguardam a ressonância. A quantidade efetiva da prestação de serviços ainda é insuficiente para o atendimento da população não só em Maricá, mas em todos os municípios. Temos dificuldade em encontrar prestadores e executores desse exame que é muito específico”, destacou a secretária.

Orientações para realização do exame

A Secretaria Estadual da Saúde informa que para a realização do exame de ressonância magnética o paciente não pode: portar clip de aneurisma, marcapasso, stent ou filtro vascular com menos de seis semanas; piercing; respirador; bomba infusora; estar grávida de até 12 semanas; e não passar gel no cabelo ou ir com ele molhado.

Ainda segundo as recomendações da Saúde os pacientes não podem passar pomada no local a ser examinado; devem estar jejum de duas horas para todos os exames, exceto abdôme superior e colangio RM (vesícula biliar e dutos hepáticos e biliares); jejum de seis horas para exame de abdôme superior e colangio RM; não suspender qualquer medicação por causa do jejum tomar com pequena quantidade de água.