Maricá celebra Dia Nacional da Luta Antimanicomial com diversas atividades de saúde

Profissionais dos programas da Atenção Básica distribuíram materiais informativos e orientaram população sobre assuntos diversos relacionados à saúde

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através do programa de Saúde Mental de Maricá, realizou hoje (18/05), na Praça Conselheiro Macedo Soares, evento em reconhecimento ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O objetivo da atividade, intitulada “Saúde não se vende, Loucura não se prende”, foi promover a participação e inclusão social dos portadores de algum sofrimento psíquico.

“O dia 18 de maio marca as comemorações do movimento de luta antimanicomial em todo o Brasil com intensas e complexas transformações no âmbito das políticas públicas de atenção em saúde mental e de reconhecidos avanços políticos, normativos e assistenciais”, declarou a coordenadora do programa de Saúde Mental do município, Edna Silva.

Durante o evento, os usuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) expuseram seus artesanatos, mas o ponto máximo foi a participação dos usuários e da população na pintura e desenho em um painel colocado na praça. A coordenadora do CAPS, Valéria Silva, comentou que a pintura na praça é uma das oficinas desenvolvidas no serviço e que chama a atenção para a comemoração do dia 18 de maio. “É para comemorarmos e lembrarmos que ainda há muito para ser feito. No nosso município a saúde mental vem avançando. Temos hoje o CAPS II e nossa proposta agora é implantar o CAPS III com atendimento 24 horas e com leitos para observação e possível estabilização dos usuários. Além disso, há a residência terapêutica, que em breve será iniciada em Maricá”, explicou.

Os profissionais dos programas da Atenção Básica distribuíram materiais informativos e orientaram a população sobre assuntos diversos, tais como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, saúde da mulher, planejamento familiar, dengue, cuidados com tatuagem, alimentação saudável, prevenção do câncer de boca, hanseníase e tuberculose. Além disso, houve a coleta de dados antropométricos e de consumo alimentar, verificação da pressão arterial e de glicose, e a realização do exame de PSA (Agente Prostático Específico) para controle do câncer de próstata. Durante a ação, 78 pessoas verificaram a pressão arterial, 91 fizeram o teste de glicemia capilar e 41 homens realizaram o exame de PSA.

Subsecretária de Atenção Básica de Maricá, Claudia Souza declarou que o maior objetivo da assistência psicossocial no município é mostrar o que há de mais bonito e produtivo do cidadão que recorre aos serviços. “A luta é provar que fora dos hospitais e unidades manicomiais é possível melhorar a qualidade de vida desses pacientes e mostrar os talentos escondidos em cada um deles. A inteligência e a sensibilidade são os dons em evidência que nos emocionam todos os dias”, destacou.

Jackson Torres, 66 anos, é paciente do Hospital Colônia de Rio Bonito e esteve em Maricá para participar do evento. “Eu faço pinturas e estou muito feliz. Estou maravilhado com o dia de hoje”, disse. Quem também gostou de participar da ação foi a usuária do CAPS Maricá Jane Pereira dos Santos. “Amei vir para cá e estar juntos com os enfermeiros, técnicos, médicos e meus amigos. Vou verificar a pressão. Temos que cuidar da nossa saúde”, relatou. Já quem passava pela praça também parou para aproveitar os serviços oferecidos. Foi o caso da aposentada Sheila Ferreira, de 70 anos. “Passei aqui e parei para verificar a pressão e a glicose”, afirmou.

Secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz declarou que a luta antimanicomial foi uma grande vitória social para o término da internação compulsória, da tortura e do desrespeito aos direitos humanos. “Comemoramos essa data com imensa alegria para renovarmos a chama da inclusão social dos portadores de transtornos mentais”, afirmou.

Os programas que participaram da ação foram os de Combate à Tuberculose; Hanseníase; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Atenção à Saúde do Idoso (PASI); Saúde Bucal; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS/Hepatites Virais); Tabagismo; Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA); Saúde do Homem; e Educação em Saúde. Também participaram as vigilâncias Sanitária, e Alimentar e Nutricional.

O CAPS Maricá oferece atendimento com equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, técnicos, enfermeiros e assistentes sociais. Entre as atividades realizadas estão as oficinas terapêuticas de leitura, culinária, desenho e pintura, alongamento corporal e o projeto Conhecendo Maricá. O centro fica na Rua Clímaco Pereira, 241, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (21) 2637-2578.