Aldeias indígenas de Maricá participam da Campanha de Vacinação

Nas duas aldeias indígenas de Maricá, 33 crianças e 53 adultos foram vacinados em ação da Secretaria Adjunta de Saúde

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizou, nesta quarta-feira (13/05), vacinação contra a gripe (Influenza) nas aldeias indígenas de Maricá. A vacinação faz parte da campanha que acontece em todo o país até o dia 22 de maio. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Indígena no município, Rosane Santos, 12 crianças e quatro adultos foram vacinados na aldeia de Itaipuaçu. Já na aldeia Tekoa Ka’aguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita, em língua indígena), em São José do Imbassaí, 21 crianças e 49 adultos (incluindo os indígenas visitantes que pertencem a aldeias do Mato Grosso do Sul) receberam a vacina. Foram aplicadas ao todo 86 doses em indígenas e quatro em profissionais de Saúde. Durante a programação, a dentista Lohayne Belbuche e a enfermeira do programa fizeram o acolhimento e orientaram sobre a importância da vacinação.

Para a subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, é de especial importância manter a população indígena com a carteira de vacinação em dia. “Essa campanha é a continuidade da ação de prevenção que estamos realizando dentro das aldeias de Maricá”, afirmou.

Índia guarani e moradora da aldeia de Itaipuaçu, Maria Helena Brisuela considerou muito importante a Saúde promover a vacinação na aldeia. “A vacina ajuda a gente a não pegar gripe forte”, disse. O cacique Tupã Darci de Oliveira, da aldeia de São José do Imbassaí, elogiou a ação. “Trazer a vacinação é uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e a aldeia. A vacina é uma semente para cuidar da gente”, declarou Tupã.

De acordo com a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, a vacinação dos índios faz parte do programa de imunização. “A vacinação nas aldeias indígenas é uma atividade do Programa Municipal de Saúde Indígena e tem como finalidade proporcionar a imunização de todos os indígenas de Maricá”, comentou. Ela lembrou ainda que essa ação local é importante para respeitar a cultura e as características do povo e valorizar a inclusão social. “A população indígena é grupo prioritário na campanha contra a gripe”, completou a secretária.