Pais recebem Escola do Retiro, que também terá o EJA, totalmente reformada

Entrega da escola após as obras marca o início de uma nova fase da unidade, que já está inserida no programa federal Mais Educação

Uma festa tanto para quem estuda quanto para os pais e professores. Assim foi a entrega, realizada pela Secretaria Municipal Adjunta de Educação na manhã desta quinta-feira (14/05), das novas instalações da reformada Escola Municipal do Retiro. O evento, presidido pelo secretário municipal adjunto, professor William Campos, marca ainda o início de uma nova fase da unidade, que já está inserida no programa federal Mais Educação e em agosto passará também a oferecer turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A obra, um investimento de R$ 130 mil da Prefeitura, incluiu a construção de espaço coberto multiuso (social e esportivo), novos banheiros, a pintura interna e externa de todas as dependências da escola, incluindo refeitório e lavabos, e a instalação de dois módulos habitacionais especialmente adaptados para o uso educacional. Cada um funcionará como uma sala em dois turnos. A escola foi uma das cinco unidades que receberam prioridade na reforma. As outras são Creche São Bento, E.M. Mata Atlântica, E.M. Professor Ataliba Domingues (Itaipuaçu),  E.M. Oswaldo Rodrigues (Cajueiros) e o CEIM Recanto da Amizade.

William Campos discutiu com os pais presentes – o quórum foi de 88 pais ou mães – a importância da parceria comunidade/escola e do acompanhamento dos pais no aprendizado dos filhos (caderneta escolar e tarefas de casa), como fortalecimento de vínculos. Também falou da distribuição dos uniformes – agora os alunos passaram a receber também um par de tênis –, de material escolar (kits), da merenda escolar, do transporte escolar e da capacitação continuada dos professores. "O município está fazendo a parte dele, e vocês, pais, têm de fazer a sua. A disciplina no aprendizado da criança é necessária, para a formação do cidadão de amanhã. A escola bonita e com recursos funciona melhor se houver maior participação dos pais no controle de seus filhos", afirmou.

Com uma longa trajetória de dedicação à escola, a diretora da unidade, Adriana Ribeiro, comemorou a nova fase. “Com 15 anos de existência, a E.M. do Retiro tem uma história de conquistas, pois é uma escola que trabalha com o coração”, afirmou Adriana, que ao assumir a direção, em 1989, plantou uma muda de acácia azul (hoje, uma árvore), montou biblioteca e cozinhou para 23 alunos, que hoje são 200. “Professores e alunos se integram, como uma só família. Temos um relacionamento com a comunidade, de amigos quase parentes”, comentou.

Entre os pais, a sensação era de alegria. Moradora do bairro, Mariana Fernandes, 26 anos, mãe da pequena Miriam, de 3, disse que a filha está muito satisfeita com a escola. “É o primeiro ano dela e está gostando bastante. Pretendo que ela termine o Ensino Fundamental aqui”, frisou. Já a dona de casa Adriana Alves da Silva, 43 anos, é mãe da aluna do 5° ano do Fundamental Manuela Alves, 11 anos, fez coro. “Meu outro filho e dois sobrinhos estudaram aqui. As obras vão valorizar mais a escola e aumentar o espaço de lazer para os alunos", adiantou.