Maricá apresenta dia 21 em audiência pública resultado de seminários sobre Saneamento Básico

Seminário foi apresentado nos quatro distritos de Maricá com o objetivo de reunir sugestões da população sobre saneamento básico

A Prefeitura de Maricá realizou no mês de março quatro seminários nos distritos de Itaipuaçu, Inoã, Ponta Negra e Centro que discutiram o Plano Municipal de Saneamento Básico. Efetuado com recursos próprios, o plano reúne procedimentos técnicos necessários para o planejamento de obras, melhoria da limpeza pública, manutenção de praças e jardins, obtenção de recursos e a execução de projetos em coleta e tratamento de esgoto; abastecimento de água; drenagem de águas pluviais e destinação adequada de resíduos sólidos, entre outras soluções.

No próximo dia 21 será realizada a audiência pública para discutir as medidas apresentadas no plano, no espaço Palladon Festas, à Rua Dilson Antonio Legentil, 1, com início às 18h.

Coordenadora do projeto, a engenheira civil Ana Hanfler fez um balanço sobre os seminários e a importância do projeto para a cidade. “Saneamento é isso, é discussão. Não se faz engenharia sozinha. É preciso estar por perto, dialogar e conhecer as dificuldades do bairro. Com as informações trazidas pelos moradores, juntando com nossos dados técnicos, conseguiremos visualizar a real situação dos bairros e, assim, traçar metas que condizem com a realidade do município”, disse.

Para a secretária municipal adjunta de Saneamento, Luciana Andrade, é fundamental a participação da população na discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico. “É de extrema importância a participação popular. Essa é uma das ações mais importantes do nosso município, porque são discutidas as prioridades de cada bairro”, finaliza.

Organizado pela Prefeitura de Maricá e pela empresa de consultoria contratada Conen Infraestrutura Urbana, os seminários foram específicos para cada distrito.

1º Seminário – Itaipuaçu: Itaipuaçu foi o primeiro distrito a receber o seminário. No evento, a população citou os problemas, tomou conhecimento dos investimentos na região e apresentou sugestões ao plano. Os moradores definiram como prioridades investimentos em drenagem; resíduos; e esgoto.

2º Seminário – Inoã: Os participantes definiram as prioridades de investimentos em drenagem, esgoto, abastecimento de água e destinação dos resíduos para o distrito. Foram apresentadas à população as quatro vertentes do saneamento – abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

3º Seminário – Ponta Negra: Os moradores debateram sobre as prioridades de investimentos e aspectos gerais dos bairros de Cordeirinho, Bambuí, Manoel Ribeiro, Ponta Negra, Bananal, Caju, Espraiado, Guaratiba, Jardim Interlagos, Pindobas, Vale da Figueira e Jaconé. Abastecimento de água, esgoto, drenagem e destinação dos resíduos para o distrito como forma de colaborar para o diagnóstico completo do setor de saneamento do município foram os temas abordados no seminário.

4º Seminário – Centro: Foram abordados e discutidos aspectos gerais dos bairros de Silvado, Lagarto, Condado de Maricá, Ubatiba, Pilar, Marquês de Maricá, Flamengo, Caxito, Jacaroá, Pindobas, Camburi, Mumbuca, Itapeba, Parque Nanci, Centro, Araçatiba, Barra de Maricá, Zacarias, Retiro, Ponta Grossa, São José do Imbassaí e Restinga de Maricá. Foram discutidas soluções para os problemas de água, drenagem, limpeza urbana e esgotamento sanitário.

Participação popular

O documento que reúne as sugestões apresentadas nos quatro seminários está disponível para consulta na sede da Prefeitura Municipal de Maricá, Câmara Municipal de Vereadores, Casa Digital, CRAS de São José do Imbassaí, Escola Municipal Darcy Ribeiro (Inoã), Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos (Ponta Negra) e na Central de Atendimento ao Cidadão de Itaipuaçu. Sugestões e comentários devem ser enviados para o e-mail lygia.maranhao@conen.com.br. Para mais informações, acesse pmsbmarica.wordpress.com.

Conheça o Plano

Estabelecido pela Lei Federal 11.445/07, o plano é um importante instrumento de planejamento municipal que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. Desde outubro de 2014, um grupo técnico de estudo – com representantes do Executivo, Legislativo, órgãos ambientais, sociedade civil, Subcomitê da Bacia Lagunar de Maricá, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) –, em parceria com a empresa de consultoria Conen, traça um diagnóstico do município, verificando o sistema atual e propondo soluções para o plano.