Prefeitura faz palestra sobre febre aftosa no CEU

Até dia 31 de maio todos os criadores de bovinos e bubalinos são obrigados a imunizar os rebanhos

Município imunizará gratuitamente rebanhos bovinos e bubalinos de pecuaristas com até 60 cabeças. Campanha estadual acontece até dia 31 de maio

Com objetivo de esclarecer dúvidas e explicar a importância da vacinação, a Prefeitura de Maricá, em parceria com o Núcleo de Defesa Animal do estado, realiza uma palestra sobre a febre aftosa e outras doenças que afetam os rebanhos. A iniciativa será na próxima sexta-feira (15/05), às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. Até o dia 31 de maio acontece a primeira fase da campanha estadual e todos os criadores de bovinos e bubalinos são obrigados a imunizar os animais contra a doença, transmitida por meio de alimentos contaminados ou do contato com rebanho infectado.

Em Maricá, a Secretaria Municipal Adjunta de Agricultura, Pecuária e Pesca disponibilizará 2 mil doses contra febre aftosa e outras 2 mil vacinas antirrábica para rebanhos bovinos e bubalinos com até 60 cabeças. “Essa doação é exclusiva para pequenos produtores. Os demais pecuaristas deverão imunizar o rebanho por conta própria até o fim deste mês”, explica o secretário adjunto Rubem Pereira. As vacinas serão adquiridas pelo município e aplicadas por veterinários da secretaria nas propriedades dos criadores.

O secretário esclarece que os pecuaristas poderão ser multados pelo Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado, caso não vacinem o rebanho. “A Guia de Trânsito Animal (GTA), documento legal de transporte dos animais, somente é disponibilizada pelo estado com a vacinação em dia”, acrescenta Rubem, que ainda fez um alerta sobre os prejuízos causados caso o rebanho seja contaminado pela doença. “A propriedade é interditada, fica proibida a comercialização dos produtos e o animal pode ser sacrificado”, completou.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e se espalha rapidamente.  Os animais têm febre, aftas na boca, tetas e entre as unhas, além de atingir as fendas dos cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação. Eles se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber. Mais informações pelo telefone 3731-4014.