Prefeitura cadastra imóveis no “Minha Casa, Minha Pousada”

Até agora, 120 imóveis, distribuídos nos distritos Centro, Ponta Negra (foto) e Itaipuaçu, estão cadastrados

Ideia é ampliar o número de leitos para hospedagens e movimentar a economia durante o ano. Inscrições são feitas no Paço Municipal

A Prefeitura está cadastrando moradores de Maricá interessados em transformar seus imóveis em hospedagens. Por meio do projeto “Minha Casa, Minha Pousada”, a Secretaria Municipal Adjunta de Políticas Especiais pretende ampliar o número de leitos destinados aos turistas e fomentar a economia local durante todo ano. Até agora foram cadastrados 120 imóveis, distribuídos pelos distritos Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra. Para ajudar os futuros empreendedores, a secretaria negocia com instituições financeiras da cidade um convênio de linha de crédito com baixos juros para investimentos nos imóveis.

Os interessados (moradores ou representantes legais com procuração do proprietário) precisam estar em dia com os tributos do imóvel e comparecer no Paço Municipal (Rua Álvares de Castro, 346, Centro – 2º andar), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com documentos pessoais (RG e CPF) e de propriedade (IPTU). As inscrições também são feitas pelo email marica2016@marica.rj.gov.br, para o qual os interessados enviam o endereço, documentos e tipo de imóvel com número de leitos disponíveis. O cadastro é aberto para qualquer propriedade (com ou sem mobília): casa, apartamento, chácara, sítio, kitnet e quarto. Mais informações pelo telefone 2637-2052, ramal 314.

Para inscrever o maior número de leitos, a secretaria fará ações itinerantes pelo município e nos eventos promovidos pela Prefeitura, como a festa da cidade no dia 26 de maio. “Queremos aproveitar a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, para oferecer a cidade como opção de hospedagem, já que estamos localizados a 60 quilômetros da capital”, destaca o secretário municipal adjunto, Amilcar Carvalho, acrescentando que também será feita uma capacitação dos moradores cadastrados no projeto. “Vamos movimentar a economia na região, divulgar a cidade e gerar empregos”, completou.

Guia de hospedagem

Após o cadastramento, a secretaria irá catalogar todos os leitos disponíveis e será criado um guia, que ficará disponível no site da Prefeitura, com informações dos imóveis. Lá, os interessados visualizarão o tipo de hospedagem com fotos, localização, capacidade, quantidade de quartos, média de preço e o telefone de contato do proprietário. “Só faremos a ponte entre as partes e tudo será negociado entre eles”, explica o secretário adjunto, acrescentando que, para facilitar a locação, o projeto “Minha Casa, Minha Pousada” estabelece contratos com prazo máximo de três meses. “São acordos de temporada previstos na lei do inquilinato”, finalizou.