CEO de Maricá realiza mais de 2 mil atendimentos odontológicos no mês

0
2669
Unidade realiza cerca de 2.300 atendimentos por mês e conta com uma equipe de oito dentistas especialistas

Centro de Especialidades Odontológicas é uma referência na prestação do serviço e supera metas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é uma referência na prestação do serviço em Maricá. A Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ) parabenizou a gestão municipal pela iniciativa, que tem alcançado metas superiores à produção mínima mensal nas especialidades. A unidade realiza cerca de 2.300 atendimentos por mês através de oito dentistas especialistas.

“Após a superação das metas no CEO, que é do tipo I (com disposição de três cadeiras odontológicas), nosso desejo é aumentar ainda mais o atendimento. Temos a intenção de implantar um novo CEO, do tipo III (acima de sete cadeiras odontológicas), com maior capacidade. O próximo passo será estruturarmos a rede da Saúde Bucal”, explicou a coordenadora da unidade em Maricá, Márcia Serafim.

Segundo Márcia, outro dado positivo é que o número de extrações diminuiu em Maricá. “Todo ano é pactuada uma meta para o município junto ao Estado. Em 2014, nossa meta de ação coletiva dental supervisionada foi superior, ou seja, distribuímos mais kits, escovamos mais, tratamos mais. Também diminuímos o número de extrações: em 2014 a meta era de 8,5% e Maricá alcançou 5,86%. Com mais escovação e instrução de higiene oral, conseguimos retardar a extração. No quesito escovação nossa meta era de 0,45 e alcançamos 0,69”, disse.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, destacou que a intenção é melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento para a população. “Esse elogio da Secretaria Estadual de Saúde é o resultado da mudança no perfil de atendimento”, afirmou.

Maricaenses satisfeitos

Atendente administrativo e morador do bairro Flamengo, Rodrigo Muniz faz tratamento no CEO há seis meses. Em meio às provas para ingressar no Exército, ele precisava de avaliação odontológica. “Eu precisava de um check-up e segui com o tratamento até o fim. Hoje é minha última consulta”.

A auxiliar de serviços gerais Maria de Fatima Lourenço da Silva, moradora de Araçatiba, levou sua filha de 8 anos para fazer tratamento odontológico. “Hoje é a terceira vez que trago minha filha. Vai fazer obturação e limpeza. O atendimento é muito bom. Se não fosse o tratamento no CEO, nós não teríamos nada. Para quem ganha salário mínimo é complicado pagar um serviço desses, que costuma ser caro”.

Quem também está satisfeito é o serviços gerais Carlos Alberto, morador de Itaipuaçu, que já está há dois anos em tratamento. “Meu filho e minha esposa também se tratam aqui. Eu fiz algumas cirurgias. Para mim é perfeito, pois antes a gente não tinha isso”.

Jorge Inácio é freelancer e morador de Jacaroá. Ele a filha de 7 anos fazem tratamento no CEO. Segundo ele, tudo começou com a necessidade de extrair um dente quebrado. “Aqui consegui fazer a extração e a dor que eu senti durante quatros anos passou. Aqui tudo se resolveu. Daí em diante continuei com o tratamento. Se eu fosse fazer no particular, seria bem caro”.

Serviços oferecidos

O CEO de Maricá foi inaugurado no dia 27 de fevereiro de 2010, sendo reformado e reinaugurado no dia 2 de julho de 2013.  A unidade oferece serviços em cinco especialidades: endodontista (tratamento de canal); bucomaxilo facial (cirurgias); dentista clínica (restauração); periodontista (tratamento de gengiva) e odontopediatria (para crianças). “Realizamos nosso trabalho e também ajudamos nossos pacientes”, afirmou a endodontista Milena Tomaz, que há dois anos trabalha no CEO.

Quem quiser iniciar um tratamento ou realizar algum procedimento, precisa levar ao CEO o encaminhamento do dentista do posto de saúde, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou do dentista do Centro de Diagnóstico (CDT), documento de identidade e cartão do SUS. O CEO fica à Rua Ivan Mundi, 737, Boqueirão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-2061.