Serra do Caju é a atração de sábado do Circuito Ecológico

Inscrições para a caminhada na Serra do Caju são feitas na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo até sexta-feira

Trilha, com duas horas de duração, leva ao mirante da localidade com uma visão panorâmica do Centro, do litoral e das Áreas de Refúgio da Vida Silvestre da cidade

A Serra do Caju, com visão panorâmica do Centro e do litoral, é a próxima atração do Circuito Ecológico de Maricá, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. A trilha é considerada leve, com duas horas de duração, e a visita é guiada por equipes da Prefeitura. O passeio é gratuito e acontece neste sábado (09/05). As inscrições são feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (8), das 8h às 17h.

Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. Os participantes sairão do Centro e subirão até o mirante da Serra do Caju, também conhecido como Morro da Caixa D’água ou Morro do Carrapato. No ponto mais alto, as pessoas terão uma visão panorâmica do Centro, da orla de Itaipuaçu até Ponta Negra e das Áreas de Refúgio da Vida Silvestre de Maricá.

O ponto de encontro será em frente à garagem da Viação Nossa Senhora do Amparo, no Centro, às 8h. A orientação da secretaria é que os participantes usem roupas leves e calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. O circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade. Já foram promovidas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; Cachoeira do Espraiado; Retiro (Serra do Camburi); travessia Silvado-Espraiado; Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Grutas do Spar, em Inoã, entre outros pontos turísticos.