Cineclube Henfil exibe “O Besouro” nesta quarta-feira

"Besouro" fazia movimentos que desafiavam as leis da Física, assim como o inseto

A programação do Cineclube Henfil de Maricá, esta semana, traz o longa “O Besouro”. Dirigido por João Daniel Tikhomiroff, o filme foi rodado em 2009 e seu título é uma alusão à história de Manoel Henrique Pereira, tido como o maior capoeirista de todos os tempos. Filho de ex-escravos, nascido em 1897, em Santo Amaro da Purificação, Bahia, “Besouro” tornou-se conhecido também por sua liderança; insurgiu-se nos canaviais contra a opressão e o preconceito em uma época na qual a abolição pouco ou nada representava na vida de quem dependia dos mesmos senhores de antes para sobreviver.

Seus duelos acrobáticos – "Besouro" fazia movimentos que desafiavam as leis da Física, como o inseto – contra a polícia das oligarquias pavimentaram a lenda agora resgatada por Tikhomiroff. O diretor, por sinal, contratou o chinês Huen Chiu Ku, coreógrafo dos filmes “Kill Bill”, de Quentin Tarantino, para montar as cenas de luta do protagonista – interpretado pelo ator Ailton Carmo, em um filme que une aventura, ação, misticismo e paixão.

A sessão é gratuita e começa às 19h na Casa Digital, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O Cineclube Henfil é uma iniciativa da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura.