Assistência Social inaugura 8º CRAS em Maricá

Novo centro já possui 72 pessoas cadastradas e tem a previsão de atender, inicialmente, cerca de 1.500 famílias

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social inaugurou, na manhã desta terça-feira (05/05), o oitavo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. O novo centro já possui 72 pessoas cadastradas e tem a previsão de atender, inicialmente, cerca de 1.500 famílias.

A unidade contará com uma equipe composta de psicólogos e assistentes sociais que dará assistência às pessoas com vulnerabilidade social por meio de oficinas, cursos profissionalizantes, atividades culturais e sociais. Além disso, no local será realizado atendimento sobre o Cadastro Único, instrumento de informações para identificar as condições sociais e econômicas de famílias com baixa renda, obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, e municipais, como a Moeda Social Mumbuca.

O usuário também terá acesso ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que tem suas ações pautadas em experiências socioeducativas, lúdicas, culturais, artísticas e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, visando estimular o desenvolvimento e propiciar sua formação cidadão.

Segundo o secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, a função dos CRAS é atuar junto com a comunidade por meio de orientação, acompanhamento e encaminhamento à rede de serviços socioassistenciais. “Todas as unidades CRAS contribuem com a inclusão social nas comunidades criando possibilidades de qualificação profissional, vivências de trabalho em grupo e comunitário e propiciam orientação e acompanhamento para a construção da cidadania”, informou Castor. A subsecretária da pasta, Laura Maria, reforçou a importância das unidades CRAS na família. “Os Centros de Referência tem o objetivo de fortalecer vínculos familiares e assim unir a comunidade”, disse Laura.

A coordenadora do novo CRAS Itaipuaçu II, Kelly Ebrenz, agradeceu a presença de todos. “Eu me comprometo, junto com minha equipe, transformar este CRAS em uma nova oportunidade para os moradores desta região”, pontuou Kelly. A região já possui uma unidade na Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), mas com o crescimento populacional foi identificada necessidade de um novo CRAS (situado à Rua Darcy Roque da Silveira – antiga Rua 89 -, quadra 485, lote 6, casa 2 – Jardim Atlântico) para melhor atender a todos os moradores. Em 2014, a rede de CRAS do município realizou 17.727 atendimentos e 4.948 acompanhamentos.