Canal da Cidade passa a ter nova iluminação

Sobre a "mesa dos imortais" foram colocados quatro postes e módulos de luz

Equipe instalou postes em local onde fica "mesa dos imortais". Avenida ganhou também bancos e mesas para jogos

O recém-urbanizado Canal da Cidade, no centro de Maricá, é o primeiro espaço da região a receber o trabalho de paisagismo que vem sendo feito em outras áreas da cidade. As áreas que cobrem as galerias por onde passa o leito do canal ganharam bancos e mesas para jogos, além do plantio de palmeiras e plantas ornamentais e nova iluminação. Equipes das secretarias municipais adjuntas de Obras e Iluminação Pública instalaram postes e módulos de luz também no trecho onde fica a chamada "mesa dos imortais".

Naquele ponto, foram colocados quatro desses conjuntos onde estão as estátuas do jornalista e escritor Antônio Callado, da cantora Maysa, do jornalista João Saldanha e do antropólogo Darcy Ribeiro, que tornaram a área uma das de maior visitação da região do centro. O resultado pode ser visto desde a última quarta-feira (29/4), quando visitantes e transeuntes já podiam curtir o espaço durante a noite com mais luminosidade.

Outros postes e módulos foram colocados em toda a extensão da Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa (antiga Avenida Um), assim como as plantas ornamentais e palmeiras. A parte decorativa complementa a urbanização da nova via, cuja obra teve início em julho de 2011. A peculiar complexidade fez com que a intervenção se tornasse uma das mais longas da atual administração.

No início da obra, a principal ação foi a substituição da pequena ponte que tinha sobre o canal e era parte da Rua Álvares de Castro. A velha estrutura, que tinha mais de 50 anos, foi inteiramente removida e, em seu lugar, colocada uma estrutura de concreto com a mesma profundidade do restante do canal. Mesmo não estando prevista no projeto original, a obra foi importante para a remodelagem do trecho, que fica no cruzamento entre a avenida e a Rua Álvares de Castro, onde fica a Prefeitura de Maricá e que leva ao bairro de Araçatiba.

Em outros pontos da cidade, as ações de paisagismo ainda estão em andamento. Equipes atuam em áreas de São José do Imbassaí, instalando aparelhos de ginástica no canteiro às margens da rodovia RJ-106 (sentido Niterói), e Itaipuaçu, onde está sendo remodelada a praça em frente à igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Carlos Marighela.