Cineclube Henfil apresenta o filme “A Queda” nesta quarta

0
674
Filme mostra os últimos dias do ditador, baseado em relatos da secretária Traudl Junge e na pesquisa do historiador alemão Joachim Fest

Indicado do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a obra relata os últimos 12 dias de vida do ditador nazista Adolf Hitler

O filme “A Queda” (2005 – Alemanha), narração dos últimos 12 dias de vida do ditador nazista Adolf Hitler, encerra a programação deste mês do Cineclube Henfil de Maricá. O projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia apresenta a obra do diretor Oliver Hirschbiegel nesta quarta-feira (29/04), às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). A sessão é gratuita.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2006, o longa-metragem relata os últimos dias do ditador em um bunker subterrâneo – uma caixa de cimento a prova de qualquer bomba – em Berlim no final da Segunda Guerra Mundial. Em abril de 1945, os russos tomam Berlim deixando o exército alemão em pânico. No bunker, Hitler e seus principais assessores planejam ações militares para eliminar o inimigo, mesmo sabendo que a derrota está próxima.

Com 150 minutos duração, o filme é baseado nos relatos de Traudl Junge (Alexandra Maria Lara), secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) e na pesquisa do historiador Joachim Fest, como o biógrafo do ditador, que mostra o aniversário de 56 anos de Hitler, em 20 de abril de 1945, até seu suicídio, no dia 30 do mesmo mês, para não ser refém dos russos.

A estética de “A Queda” proporciona um aspecto documental ao filme, com os depoimentos de Traudl Junge, aliados a movimentação de câmeras, ao cenário, entre outros fatores. Esse conjunto reforça uma visão ma​is intimista, na qual se destacam os atores e não as batalhas. Uma curiosidade é que o ator Bruno Ganz, que viveu o ditador no cinema, treinou o sotaque de Hitler com auxilio de um jovem ator que nasceu na mesma região do ditador nazista.

Este mês, o Cineclube Henfil exibiu obras sobre o nazismo, suas consequências, o Holocausto e a queda do ditador Adolf Hitler. Nas quartas-feiras de abril foram apresentados “O Ovo da Serpente”, “Alemanha, Ano Zero”, “Uma Mulher Contra Hitler” e “A Fita Branca”.