Público se encanta em festa na aldeia indígena em São José do Imbassaí

Durante a festa, visitantes conheceram o artesanato produzido pelos índios locais

Índios da aldeia Tekoa Ka’aguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita, em língua indígena), que fica entre São José do Imbassaí e a região da restinga de Maricá, abriram a comunidade neste sábado (25/4) para uma grande festa em comemoração ao Dia do Índio. O evento contou com apresentações de danças típicas, recreação e venda de artesanato, além de ações de diversos órgãos da Prefeitura de Maricá. Neste domingo (26), a festa na aldeia vai receber visitantes durante todo o dia.

Na solenidade de abertura dos festejos, o cacique Darcy Tupã foi o primeiro a falar e fez um emocionado discurso de agradecimento. “Tenho a missão de lutar pela nossa cultura e foi com esperança que, há dois anos, recebi o convite do prefeito dizendo que era para a gente ser feliz aqui. Hoje temos uma linda história pois conquistamos muito aqui em Maricá. Já posso partir em paz porque meu povo já tem um lugar para ficar por mais mil ou dois mil anos”, decretou.

Darcy teve o apoio da equipe de governo, que se comprometeu com este tipo de festividade. “A festa na aldeia será incluída no calendário oficial de eventos do governo”, informou o secretário municipal executivo de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula, representando o prefeito Washington Quaquá.

Nós estamos juntos nesta luta, índios e negros”, afirmou o secretário municipal adjunto de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Ramos. “Nossos alunos conhecem a verdadeira história do Brasil e sabem que esta terra sempre pertenceu aos índios, é assim que vamos ensinar”, exaltou o secretário municipal adjunto de Educação, William Campos.

Visitantes se impressionam com riqueza cultural​

Grupos de índios locais e de regiões da Bahia (como os pataxós) apresentaram músicas e danças tradicionais. Quem foi visitar a aldeia não escondeu a admiração com o que viu. “Trouxe meu filho para ter contato com o povo indígena e eu mesma estou encantada com tudo isso, é muito bacana, adorei”, elogiou a enfermeira Ana Paula Barreto Caran, de 31 anos, que levava no colo o pequeno Daniel, de 1 ano e 9 meses. Moradora do Ilha do Governador (zona Norte do Rio de Janeiro), ela foi à festa levada pela mãe dela, a professora Gladys Barreto, que mora na Taquara (região de Jacarepaguá). “É muito interessante ver como são as conversas entre eles, as brincadeiras, tudo isso vou levar como uma ótima experiência para os meus alunos”, disse ela, que tem 59 anos.

As estudantes Rafaela Rodrigues, de 17 anos, e Alinne Tofano, de 24, trocaram experiências durante a festa. “Gostei de ver os instrumentos que eles tocam, a música, muito legal”, relatou Alinne, que mora em Inoã e visitava uma comunidade indígena pela primeira vez. Por outro lado, a amiga notou diferenças com outra tribo que visitou. “Aqui eles são mais civilizados que os da Amazônia que eu conheci em Tabatinga, na fronteira com a Colômbia, mas também têm sua tradição”, comparou Rafaela, moradora do Méier (zona Norte do Rio de Janeiro).

Também participaram da solenidade de abertura da festa o secretário municipal executivo de Infraestrutura, Fernando Rodovalho; e os secretários municipais adjuntos de Saúde, Fernanda Spitz; Turismo, Amaury Vicente; Agricultura e Pesca, Rubem Pereira; e Economia Solidária, Miguel Moraes.