Profissionais da Saúde realizam curso de capacitação

Curso, dividido em duas etapas, destinou-se aos profissionais de saúde do Hospital Conde Modesto Leal (HMCML) e da UPA de Inoã

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio da Subsecretaria de Humanização e parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, realizou nesta segunda-feira, dia 20, o curso teórico-prático “Atualização em temas em pediatria e neonatologia”, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. O curso destinou-se aos profissionais de saúde do Hospital Conde Modesto Leal (HMCML) e da UPA de Inoã. A segunda etapa do curso, que é dividido em duas fases, acontecerá no dia 27 de maio.

De acordo com o médico palestrante, o pediatra neonatologista Marcos Victoriano, entre os conceitos tratados no treinamento estão o aquecimento do ambiente quando o bebê nasce, a importância de se desligar o ar-condicionado, a necessidade de se manter o berço aquecido, a hipoglicemia, a reanimação e os materiais utilizados. “São várias atribuições dos técnicos de enfermagem e que são extremamente importantes para o sucesso do nascimento. Não é apenas fazer o procedimento mecanicamente, mas saber o motivo de ser importante”, explicou.

Segundo o médico, se todos souberem o que tem que ser feito na hora certa, o maior beneficiado será o recém-nascido. “Quando se tem uma equipe que trabalha unida para uma determinada finalidade, sabendo cada um ocupar o seu espaço, as coisas dão certo”, complementou Marcos.

O subdiretor geral do HMCML, Elvis Silveira, relatou que atualizar os participantes no que há de mais recente em relação aos cuidados em pediatria e neonatologia é o maior objetivo do curso. “Visamos qualificar os profissionais do hospital e da UPA de Inoã, a fim de que as crianças atendidas nessas unidades e também as nascidas na maternidade do HMCML sejam beneficiadas”, disse e ainda informou que o Núcleo de Educação Permanente tem como meta disponibilizar todo mês, no mínimo, um curso de atualização com temas diversos e relacionados ao dia a dia dos profissionais.

“Esta é uma oportunidade rara e sem igual destinada aos profissionais de enfermagem do HMCML e UPA de Inoã, que serão atualizados e informados, a fim de que tenhamos melhor atendimento frente ao grande movimento do município”, comentou a subsecretária de Urgência e Emergência, Nilcinea Ferreira.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, afirmou que o trabalho desenvolvido é para melhorar cada vez mais a qualidade da assistência em saúde. “Programamos uma série de cursos e capacitações para os profissionais da rede. No que tange à rede de urgência e emergência, continuamos com os treinamentos. Esses cursos contribuirão para alcançarmos os objetivos de promover a melhora no atendimento. Precisamos dar suporte ao profissional e atender com êxito às necessidades da população”, declarou a secretária.

A técnica de enfermagem Ana Cleia Chaves Ribeiro considerou muito positiva a iniciativa do curso. “É importante cada vez mais adquirirmos conhecimento e nos especializarmos para interagirmos com os colegas e termos satisfação no que fazemos. Dessa forma, trabalharmos com responsabilidade e aprendermos a cuidar melhor dos bebês”, declarou.

Para a enfermeira do centro cirúrgico do HMCML, Flávia Jordão, o curso veio para reforçar os detalhes da assistência prestada e também como motivação. “Motiva-nos e nos acolhe enquanto equipe para juntos melhorarmos nossa assistência, mostrando respeito e atenção a todos os envolvidos no processo de cuidar”, declarou a enfermeira.