Circuito Ecológico: travessia Espraiado-Tomascar é o passeio deste sábado

Percurso é considerado pesado com oito horas de duração e inclui paradas em riachos, cachoeiras e piscinas naturais

A travessia Espraiado-Tomascar é a próxima edição do Circuito Ecológico de Maricá, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. O passeio é gratuito, destinado a todas as idades e acontece neste sábado (18/04), às 9h. As inscrições são feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (17), das 8h às 17h.

Os interessados devem preencher um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. A trilha é considerada pesada, com oito horas de duração e muitos trechos de subidas íngremes pelo Vale de São Francisco, no Espraiado, até o Vilarejo de Tomascar, em Rio Bonito – onde existe uma fazenda desativada com moinho de farinha de roda d’água construída pelos escravos. Durante o percurso, estão previstas paradas em riachos, cachoeiras e piscinas naturais.

O ponto de encontro será em frente ao Sítio do Riacho, no Espraiado. Segundo a Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, uma opção para quem não for de carro é pegar um ônibus direto para o bairro, às 8h20, na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro. A orientação é que os participantes usem roupas leves e trajes de banho, calçado apropriado e chapéu, além de levar água (2 litros, no mínimo), lanche, protetor solar e repelente. O circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. Já foram promovidas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; Cachoeira do Espraiado; Retiro (Serra do Camburi); travessia Silvado-Espraiado; Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Grutas do Spar (Inoã), entre outros pontos turísticos.​