Educação em Maricá: 15 escolas já oferecem tempo integral

William Campos apresentou o balanço trimestral na noite desta segunda-feira (13/04) na Câmara Municipal

A Secretaria Municipal Adjunta de Educação apresentou nesta segunda-feira (13/04), na Câmara Municipal, um balanço dos três primeiros meses de atividades deste ano em Maricá. A Educação manteve seu padrão de excelência, e os números continuam a impressionar: uma das metas anunciadas pelo prefeito Washington Quaquá no ano passado, o Programa Municipal de Educação em Tempo Integral (Prometi), por exemplo, avançou. Mais uma escola implantou o programa que conta com ações pedagógicas no contraturno, totalizando 15 unidades escolares participantes. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), outro número relevante, com 1.600 alunos, com idades a partir de 15 anos, sendo atendidos pelo município. No Programa Mais Educação, 38 das 40 escolas habilitadas a participar são contempladas. Ao todo, 6.443 estudantes do 1º ao 9º ano (6 a 12 anos) de famílias que recebem o Programa Bolsa Família, em risco social ou dificuldade de aprendizado, são beneficiados com atividades educativas complementares.

Na Educação Infantil, 12 unidades atendem 3.105 alunos, sendo 1.092 em horário integral. Segundo a coordenadora Sônia Maria de Andrade Freire, todas as crianças com idades entre 4 e 5 anos estão matriculadas na rede municipal e 25% dos alunos de 2 e 3 anos estão nas escolas. “Inoã, Itaipuaçu e Centro registram a maior demanda de alunos nesta faixa etária fora da escola”, afirmou Sônia. O índice, no entanto, deverá aumentar. “A previsão é inaugurar até maio mais três creches nestes bairros para atender essa demanda”, completou o secretário municipal adjunto de Educação, William Campos.

Outro assunto abordado foi a Prova Brasil, avaliação de desempenho de estudantes de escolas públicas do 5º ao 9º ano com provas de Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), e que subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Faremos simulados para preparar nossos alunos. Nossa meta é ter um dos 50 melhores índices do Brasil e o ficar entre os cinco no estado”, afirmou o secretário. A formação continuada dos professores, com trocas de experiências entre os docentes, e a elaboração do Plano de Cargos e Salários dos funcionários de apoio (merendeiras, serventes e inspetores de alunos) foram igualmente temas da apresentação.

No evento foi anunciada ainda a realização da Conferência Municipal de Educação nos dias 29, 30 e 31 de maio. O objetivo do encontro será a criação do Plano Municipal de Educação, que seguirá metas estipuladas pela lei federal de 25 de junho de 2014, como erradicação do analfabetismo e valorização dos profissionais. O projeto municipal, que atenderá a educação de toda cidade incluindo unidades estaduais e particulares, está em elaboração por uma comissão formada por representantes destes setores e precisa ser criado, por lei, até 25 de junho deste ano.

O secretário William Campos entregou aos vereadores cópias do Planejamento Estratégico realizado com profissionais da secretaria para identificar pontos fracos e fortes da pasta com metas que serão desenvolvidas pelas equipes de trabalho. “Realizamos reuniões com os pais regularmente para conhecer as realidades da comunidade escolar e os anseios dos responsáveis pelos alunos”, finalizou.