Projeto "CRAS Caminhando com as Famílias" chega a Pindobas

0
659
Os participantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre o CadÚnico e as condicionalidades do Bolsa Família

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social realizou, no sábado (11/04), o evento “CRAS Caminhando com as Famílias”, na Escola Municipalizada Pindobas, no bairro de Pindobas. O projeto tem como objetivo levar os serviços da rede socioassistencial oferecidos pela Prefeitura para os bairros mais afastados dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Durante a manhã os moradores da região puderam cortar o cabelo, fazer as unhas, adquirir roupas semi-novas do Brechó Social, se inscrever em oficinas a serem realizadas no CRAS CEU, além de tirar dúvidas sobre o CadÚnico e as condicionalidades do programa Bolsa Família; sobre os serviços da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química; sobre o Acolhimento Social; e questões jurídicas. 

Para o secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, este projeto é essencial para aqueles que moram longe de onde há oferta de serviços no município. “O ‘CRAS Caminhando com as Famílias’ é um projeto que leva para as comunidades isoladas do centro da cidade, como a de Pindobas, os serviços sociais do município e que é de direito delas. Assim os moradores destas regiões se sentem mais valorizados”, explicou o secretário, acompanhado da subsecretária da pasta, Laura Costa, e da subsecretária de Proteção Básica, Nancy Soeiro. 

A equipe do Fortalecimento de Vínculos interagiu com as crianças através de brincadeiras, como dança da cadeira, concurso de dança, pula-pula e ao final formaram uma roda de capoeira. A equipe também cadastrou todos que se interessaram em participar das atividades realizadas no CRAS e também no curso digital que será realizado na subsecretaria de Prevenção à Dependência Química. 

“Acredito que conseguimos alcançar os principais objetivos do ‘CRAS Caminhando com as Famílias’ que é transmitir informações e promover o acesso e a inclusão das famílias que se encontram em áreas mais distantes dos nossos equipamentos nas políticas públicas sociais, prevenindo situações de risco social e fortalecendo vínculos familiares e comunitários", ressaltou o coordenador do CRAS CEU, Emerson Soares. 

A moradora Dalva Regina Freire da Costa, de 45 anos, além de ter aproveitado para cortar os cabelos e fazer as unhas, levou a mãe Eva Freire Santos da Costa, de 73 anos e que tem dificuldade para andar. “Estou feliz por essa ação realizada aqui perto de casa. Minha mãe precisava cortar os cabelos, mas ela não consegue mais andar e tudo aqui necessita de transporte para chegar a algum lugar”, contou. 

Segundo a diretora geral da escola onde ocorreu o evento, Josiany Costa, a interação é o fator primordial de iniciativas como esta. “Esta ação promove uma interação entre a escola e a comunidade. É muito importante criar este vínculo com a família dos alunos”, enfatizou. 

A próxima ação “CRAS Caminhando com as Famílias” será realizada na Escola Municipal Marcus Vinícius Caetano Santana, no bairro da Amizade, no dia 9 de maio, das 9h às 12h.