Provinha Brasil é aplicada em todas as escolas de Maricá

0
585
Prova é aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática

No período de 6 a 10 de abril, todas as escolas de Maricá realizaram a Provinha Brasil, uma avaliação aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, sem finalidade classificatória, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino.

“Nós decidimos aderir para fortalecer nossa parceria com o governo federal, receber o diagnóstico e revigorar o processo de alfabetização. Essa prova vai nos ajudar a melhorar ainda mais a qualidade do ensino. Esse é o primeiro passo para a Prova Brasil feita por alunos do 5º ano que teremos em todo país ainda em 2015”, declarou secretário municipal adjunto de Educação, William Campos.

Para Janaína Ribeiro, professora 2º ano do Ensino Fundamental da E. M. Reginaldo Domingues, é fundamental a correção da Provinha Brasil junto dos alunos. “Nossa avaliação é contínua, mas é importante identificar e reconhecer as dificuldades de cada um. Aqui temos crianças de 6 a 8 anos e vamos juntos descobrir onde podemos melhorar”, afirmou.

Junto da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), a Provinha Brasil averigua a aprendizagem dos alunos durante o ciclo de alfabetização e avalia se o desempenho se adequa à meta proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

“A aplicação da Provinha Brasil é uma forma importante de priorizar o processo de alfabetização, através desse instrumento vamos identificar os erros e defasagens de leitura e escrita dos alunos e será um ponto de partida para o planejamento de atividades que ajudem na alfabetização na idade certa”, finalizou o secretário.