Programa de Qualificação Profissional de Maricá realiza formatura no CEU

Foram entregues 86 diplomas dos cursos de Logística Portuária e Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos, que ocorreram no polo do Flamengo

A primeira turma de formandos dos cursos do Programa de Qualificação Profissional, promovido pela Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho de Maricá, em parceria com o Senai-RJ, recebeu seus certificados nesta segunda-feira (6/4) em solenidade realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. No total, foram entregues 86 diplomas dos cursos de Logística Portuária (com duração de dois meses) e Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos (que durou quatro meses). Os alunos haviam iniciado as aulas em outubro no polo que fica no Flamengo.

O vice-prefeito, professor Marcos Ribeiro, que participou da cerimônia de entrega dos certificados, ressaltou a importância de formar profissionais, sobretudo para atuarem no município. “Quero muito ver essa mão de obra capacitada sendo utilizada dentro do nosso município e tenham certeza que o nosso governo vai se esforçar nesse sentido”, garantiu ele, que estava acompanhado do secretário municipal executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues; da secretária municipal adjunta de Trabalho, Margareth Figueira; e do coordenador operacional do Senai-RJ, Washington Alves da Cruz.

Washington considerou os cursos um grande sucesso na cidade. “Trouxemos essas aulas para Maricá em razão de uma grande demanda, que se confirmou logo. Não só não tivemos desistências como já tem mais gente em novas turmas”, celebrou o coordenador.

Entre os formandos, o clima era de satisfação e expectativa pela entrada no mercado de trabalho. “Fiz o curso pensando no futuro porto de Jaconé, mas a qualificação que recebi serve para qualquer outra empresa do setor. O curso foi de excelente qualidade”, frisou Leonardo Oliveira dos Santos, de 40 anos, que mora em Ponta Negra e se formou em Logística Portuária.

Outro aspecto foi apontado pela formanda Letícia Ferreira, de 21 anos, que fez o curso de Gestão de Resíduos Sólidos. “Foi o que me ajudou a decidir o curso superior que quero fazer, que será o de Gestão Ambiental. O que estudei me tirou muitas dúvidas sobre essa área e cristalizou minha escolha, que tem muitas oportunidades também no setor público com vários concursos”, enumerou ela, que mora em São José de Imbassaí.

Novos cursos

A secretária Margareth Figueira parabenizou o empenho dos formandos e adiantou que o novo polo de ensino a ser inaugurado em Inoã já tem uma grande procura pelos cursos. “Algumas turmas já estão fechadas, mas estamos recebendo inscrições para os cursos de assistente de confeitaria e padaria, soldador, costura, e informática”, disse a secretária. A previsão de inauguração do novo espaço é para maio.