Nazismo é o tema de abril do Cineclube Henfil

0
247

Serão apresentados gratuitamente cinco filmes que abordam o início do regime na Alemanha, suas consequências e a queda do ditador Adolf Hitler

O início do nazismo, suas consequências e a queda do ditador Adolf Hitler integram o tema do Cineclube Henfil de Maricá em abril, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura. Durante este mês, serão exibidos cinco filmes gratuitos que abordam as duas grandes guerras mundiais. As sessões acontecem todas as quartas-feiras, às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro).

A programação se inicia nesta quarta-feira (01/04) com “O Ovo da Serpente” (1977 – EUA/Alemanha), dirigido pelo sueco Ingmar Bergman que mostra a Alemanha arrasada após o fim da Primeira Guerra Mundial. Com duas horas de duração, a história é se passa em 1923, na cidade de Berlim, e retrata a República de Weimar, escolhida como sede do novo governo.

Pouco antes da tomada do poder pelos nazistas, Abel Rosenberg (David Carradine), um trapezista judeu desempregado, descobre o suicídio do irmão e, ao lado da cunhada Manuela (Liv Ullmann), sobrevive com dificuldade à violenta recessão econômica no país. Sem compreender as transformações político-sociais em curso, acabam aceitando empregos em uma clínica clandestina que faz experiências com seres humanos.

O Cineclube Henfil ainda apresentará “Alemanha Ano Zero” (08/04), “Uma mulher contra Hitler” (15/04), “A Fita Branca” (22/04) e “A Queda” (29/04).