Câmara Municipal de Maricá sedia 2ª edição do Prêmio Heloneida Studart

Além das deputadas Rosangela Zeidan e Benedita da Silva, várias outras mulheres foram homenageadas por sua representatividade e atuação na sociedade

Muita emoção e brilho marcaram a noite de sexta-feira (27/03), na Câmara Municipal de Maricá, em homenagem ao Mês da Mulher, em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A pauta do evento foi a segunda edição do Prêmio Heloneida Studart, entregue por vereadores maricaenses às mulheres cuja participação na sociedade tem se destacado no município e no estado.

Integraram a mesa diretora a deputada federal Benedita da Silva; a deputada estadual e primeira-dama de Maricá, Rosangela Zeidan; a secretária estadual e presidente do Conselho Estadual de Políticas para Mulheres, Marisa Chaves; a superintendente municipal de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda; a presidente da Associação de Mulheres de Maricá e criadora do prêmio, Vera Luciano; o secretário municipal adjunto de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Ramos (Alemão); e o vereador Chiquinho da Saúde.

A deputada estadual e primeira-dama do município, Rosangela Zeidan, adiantou que o prêmio é extensivo a todas as mulheres que representam a resistência a um sistema patriarcal. “Parabenizo também nossa deputada federal Benedita da Silva, que formou parceria com nosso governo trazendo R$ 6 milhões em emendas para projetos sociais em Maricá”, disse.

A deputada federal Benedita da Silva agradeceu e discursou sobre a importância do prêmio pelo reconhecimento das homenageadas na sociedade. “Conheci a Heloneida Studart subindo o Morro Chapéu Mangueira, onde morei por 57 anos. Fui a primeira mulher negra eleita vereadora pelo município do Rio de Janeiro, e Heloneida exaltou esse perfil de maneira inteligente em reportagem que estava fazendo com a TV Globo”, disse. “Outros cargos políticos vieram, mas a consciência social permaneceu e digo que venci os desafios com amor. Essa é a arma maior das mulheres. Só elas, que têm o dom da gestação, conhecem as dores e a felicidade de trazer uma nova vida ao mundo”, completou Benedita.

Além das deputadas Zeidan e Benedita, várias outras mulheres foram homenageadas, entre elas a juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Adriana Ramos de Mello – que mencionou a sanção da presidente Dilma Roussef à Lei do Feminicídio, tornando o delito crime hediondo –; Ione Siqueira, ex-presidente do PT municipal e mãe do prefeito Washington Quaquá; líderes comunitárias; líderes religiosas; e a índia Pará-Potê, pajé da tribo guarani Mata Verde Bonita, estabelecida na Restinga, em São José de Imbassaí.

Homenagens

A maricaense miss teen Juju Musser, aluna do 9º ano da E.M. Amanda Pena, no Bananal, entregou buquês de flores às deputadas Rosangela Zeidan e Benedita da Silva. Foi prestada homenagem póstuma às companheiras de luta Márcia Marçal, Therezinha Zerbini, e à escritora Rose Marie Muraro, cuja filha, Maria Muraro, recitou o poema “Florescer”, de autoria de sua mãe.

Superintendente municipal de Políticas para as Mulheres e organizadora do evento, Luciana Piredda agradeceu a presença de todos, enfatizando que aquele era um dia histórico para Maricá. “Com sua Casa de Leis lotada, pela importância do evento, a música ‘Maria, Maria’ – de Milton Nascimento, entoada pelo conjunto musical Alegria de Viver – é emblemática para o momento, pois é um hino pela liberdade e autonomia feminina, contra a violência que ainda predomina, de todas as formas, em nosso país”, concluiu.