Cineclube Henfil exibe “Pink Floyd The Wall” nesta quarta

0
607
Filme foi roteirizado pelo baixista e vocalista do Pink Floyd, Roger Waters, e retrata músicas do álbum "The Wall"

O Cineclube Henfil de Maricá encerra a programação de março com a exibição de “Pink Floyd The Wall” (1982 – Reino Unido), baseado no álbum homônimo da banda de rock inglesa. A sessão é gratuita e será apresentada nesta quarta-feira (25/03), às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). Os fatos e consequências da Segunda Guerra Mundial foram o tema deste mês do projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura.

Dirigido por Alan Parker, este longa-metragem foi roteirizado pelo vocalista e baixista do Pink Floyd, Roger Waters. Com 90 minutos de duração, o filme possui poucas falas de personagens e é retratado por meio das músicas do álbum The Wall. A história é sobre o jovem Pink (Bob Geldof), que perdeu o pai durante a Segunda Guerra Mundial e tem a infância marcada pela perseguição de seu professor e pela superproteção da mãe. Adulto, ele se torna um astro do rock e, queimado no mundo da música, só consegue se apresentar no palco com a ajuda de drogas. O filme acompanha o cantor desde sua juventude, mostrando como ele se escondeu do mundo exterior.  

Em suas fantasias delirantes, Pink raspa todos os pelos do corpo e, após tentar se reconectar a seu passado, começa a se ver como um ditador neonazista. Uma curiosidade é que a produção utilizou grupos verdadeiros de skinheads para rodar essa sequência neonazista. Em 1983, o filme ganhou o British Academy of Film and Television Arts  (BAFTA) em duas categorias: Melhor Música Original (“Another Brick In The Wall”) e Melhor Som.​