Maricá homenageia participantes do Projeto Educação Sanitária na Escola

Cinco escolas rurais da rede pública municipal de Maricá participaram do projeto realizado no decorrer de 2014

A Secretaria Municipal Adjunta de Agricultura e Pesca, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Educação, realizou, na última segunda-feira (16/03), a culminância do Projeto de Educação Sanitária na Escola. Cinco escolas rurais da rede pública municipal de Maricá participaram do projeto que foi realizado no decorrer de 2014. O evento ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro da Mumbuca.

Quarenta alunos participantes foram homenageados na cerimônia de encerramento do projeto que teve como foco a prevenção de doenças e manuseio adequado de alimentos. Estiveram presentes o secretário adjunto de Agricultura e Pesca, Rubem Pereira; o secretário adjunto de Educação, William Campos; a coordenadora de Educação Sanitária do Estado, Rosa Maria Antunes; e a chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Niterói, Valéria Teixeira; além de professores e familiares.

O secretário Rubem Pereira destacou a parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Educação. “Quando tomamos conhecimento desse projeto tive a certeza de que poderia contar com a parceria da Secretaria de Educação e hoje percebo que minhas expectativas não estavam erradas. O projeto não só deu certo como temos a intenção de neste ano acrescentar mais duas unidades escolares”, afirmou.

No projeto, as orientações foram repassadas pelos próprios professores, que foram capacitados em fevereiro de 2014 por uma equipe técnica do Núcleo de Defesa Agropecuária. Durante o ano foram abordados sete temas: febre aftosa, raiva, alimentos seguros, brucelose, tuberculose, teníase e agrotóxicos.

A diretora da Escola Municipal Vereador Osdevaldo Martins da Matta, Allini Guimarães, destacou a importância da realização desse tipo de projeto do cotidiano escolar. “Em nossa escola este projeto proporcionou aos alunos, professores e funcionários a oportunidade de adquirirem mais conhecimento de forma prazerosa e significativa, e através de processos de sensibilização, comprometimento e consciência transformou todos os envolvidos em multiplicadores de seu conceito, possibilitando um exercício pleno da cidadania com melhoria na qualidade de vida”, destacou.

No final da cerimônia os alunos receberam medalhas, certificados de participação no projeto e um kit contendo boné, camisa, caneta, entre outros itens. “Todos os alunos que participaram estão de parabéns pelo esforço. Esperamos que vocês tenham gostado do curso e que levem o que aprenderam para o resto da vida”, finalizou o secretário William Campos.​