Unidade de Saúde de Ponta Negra celebra o mês da mulher com diversas atividades

0
508
Moradoras de Ponta Negra participaram da ação, que foi realizada pela Secretaria Adjunta de Saúde de Maricá

A equipe do posto de saúde de Ponta Negra realizou, na tarde desta quinta-feira (12/03), um evento em homenagem ao mês das mulheres. Na ocasião, houve sorteio e distribuição de brindes, brincadeiras, lanche e apresentação de dança do ventre do grupo formado pelas alunas da professora Jhale Jamal. 

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, a ação serviu para chamar a atenção das mulheres para a realização do exame preventivo do câncer de colo de útero, exame preventivo da mama e de rotina, tais como o de colesterol e o de glicose. “É importante chamar a atenção da mulher, pois ela pode festejar sim, mas também tem de se preocupar com a sua saúde, fazer os exames preventivos de detecção de qualquer tipo de doença em qualquer esfera”.  A subsecretária explicou ainda que a mulher pode procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para realizar o exame preventivo. “É importante falar que o exame não é feito somente pelo médico. Ele é feito também pelo enfermeiro com a mesma qualidade e as pacientes não precisam ficar preocupadas, pois todas essas pessoas são treinadas. Em todas as unidades, há enfermeiros e eles estão aptos a colher o preventivo”, afirmou Claudia.​

O público presente, que estava animado, dançou, cantou e aplaudiu. A vendedora e moradora do bairro Regina Farias elogiou o evento e o trabalho dos profissionais da unidade de saúde. “Essa homenagem é bem gratificante. Precisamos desse trabalho voltado para as mulheres. Estamos a cada dia conquistando espaço e na área da saúde temos de nos cuidar. Fazer o preventivo é muito importante, pois é um incentivo para o nosso cuidado”. Quem também esteve presente na ação foi a dona de casa Nazaré Maria da Conceição. Muito animada, ela relatou que faz questão de participar das ações do posto. “Sou cadastrada aqui. Essa festa está uma maravilha e estou em todas. Não tinha uma coisa melhor para acontecer pra gente. Estou muito feliz. Nós merecemos”, festejou Nazaré.