Assistência Social homenageia mulheres no CRAS de Itaipuaçu

0
390
Subsecretária de Políticas para Mulheres, Luciana Piredda, palestrou para usuárias do CRAS Itaipuaçu

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado no último dia 8, a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, através do CRAS Itaipuaçu, recebeu nesta terça-feira (10/03), a subsecretária de Políticas para Mulheres, Luciana Piredda, para uma palestra sobre as conquistas e os direitos da mulher. O evento contou também com a participação da subsecretária de Proteção Básica, Nancy Soeiro; da coordenadora do CRAS, Kelly Ebrenz; e da psicóloga Valéria Augusto. 

Iniciando o evento, a subsecretária Nancy Soeiro agradeceu aos responsáveis pelos serviços oferecidos pelo município em prol da população e parabenizou todas as mulheres pelo seu dia. “Costumo dizer que somos únicas e mil ao mesmo tempo por desenvolvermos vários papéis. Atualmente temos diversas oficinas e atividades gratuitas para todas as gerações”, comentou Nancy.

Dando continuação ao encontro, Luciana Piredda informou sobre o papel da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, que oferece acompanhamento psicossocial, orientações jurídicas e encaminhamento para outros órgãos, como a Casa da Mulher de Maricá, Delegacia de Polícia, Fórum, Defensoria Pública, dentre outros. Luciana contou ainda o marco da data, quando operárias de uma fábrica de tecidos, em 8 de março de 1857, fizeram uma grande greve e reivindicaram melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), salários iguais para homens e mulheres (elas recebiam até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. 

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em 1975, ficou decidido pela ONU (Organização das Nações Unidas) que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram no ato. 

“Desde então as mulheres começaram a contestar seus direitos como o voto, a escolha de querer ser mãe ou não com as pílulas anti-concepcionais, o divórcio, enfim lutar pela igualdade de direitos. As diferenças biológicas não se devem misturar com as diferenças culturais. A mulher consegue sim realizar o mesmo trabalho que o homem e tem o direito de ter o mesmo salário. Ninguém deve nos ditar regras e nenhum homem pode nos violentar psicologicamente, muito menos fisicamente”, afirmou Luciana.

Antônia Eline Sousa, de 29 anos, moradora de Itaipuaçu e aluna de pedicure do CRAS,  contou que denunciou um vizinho por maus tratos à sua mulher. “Quando eu tinha uns 15 anos, morava ao lado de um casal que brigava muito. Eu acordava com os gritos da mulher pedindo socorro. Um dia não aguentei e fui direto à delegacia denunciar aquele homem. Ele foi preso e a mulher é agradecida a mim até hoje”, relatou Antonia Eline. Após o depoimento da jovem, a subsecretária de Políticas para Mulheres prosseguiu. “Parabéns, Eline! Desejo que todos tenham esta atitude de solidariedade. Denunciem sim. É só ligar para 180 ou 190 e você estará ajudando uma vida”, finalizou Luciana.

Durante o mês, outras ações serão realizadas nos demais CRAS do município, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Confira abaixo as datas.

CRAS Centro – 11/03

CRAS São José Central – 17/03

CRAS São José Marine – 24/03

CRAS Inoã – 31/03

CRAS Região Oceânica – 01/04