Moradores de Maricá podem fazer exames no Mamógrafo Móvel em São Gonçalo

0
731

Pela primeira vez, o Serviço de Mamografia Móvel do Governo do Estado do Rio de Janeiro chega ao município de São Gonçalo (o caminhão encontra-se na Rua Jovelino de Oliveira Viana, nº 219, no Centro de Alcântara), para atender moradores da região e cidades vizinhas, como Maricá, Niterói e Itaboraí. O horário de funcionamento da unidade itinerante é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 15h, aos sábados e feriados. A previsão é que o equipamento fique na cidade até 25/03.

O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia (pélvica, abdominal total, de mamas e de tireoide) a pacientes do Sistema Único de Saúde e também realiza biópsias mamárias caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano de biópsias mamárias.

Para participar, é necessário fazer o agendamento na Central de Regulação do município em que reside. Em Maricá, os exames estão sendo marcados na central do Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Rua Domício da Gama, nº 433, Centro). É imprescindível a apresentação do original e xerox dos documentos de identidade: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e também o pedido do médico. Outras informações sobre o agendamento na cidade podem ser obtidas pelo telefone 2634-0810. 

Inaugurado em dezembro de 2013, o serviço já realizou até o momento 14.817 mamografias e 7.266 ultrassonografias. O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram cerca de 20 minutos e os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes no período de 10 a 15 dias após a realização das análises.