Cineclube Henfil apresenta “O Sorriso de Mona Lisa”

Filme, estrelado por Julia Roberts, aborda o papel da mulher na sociedade machista na década de 1950

Na semana de comemoração do Dia Internacional das Mulheres (08 de março), o Cineclube Henfil de Maricá apresentará o filme “O Sorriso de Mona Lisa” (2003 – Estados Unidos), uma visão sobre o papel da mulher numa sociedade conservadora. A sessão é gratuita e será exibida às 19h desta quarta-feira (11/03). O projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura acontece na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro).

O título do longa-metragem faz referência à famosa obra de Leonardo da Vinci e conta a história Katharine Watson (Julia Roberts), uma professora de História da Arte que rompe os ideais machistas da sociedade americana na década de 1950. Mas ela se depara com a resistência das próprias alunas ao ingressar no corpo docente do Colégio Wellesley, instituição tradicional por preparar jovens para a vida matrimonial e de dona de casa. Mesmo assim, Katharine decide ir contra as normas para mostrar às estudantes que são capazes de enfrentar os desafios da vida adulta sem estar, necessariamente, à sombra de um homem.

Dirigido por Mike Newell, o filme tem 125 minutos de duração e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria Melhor Canção Original ("The Heart of Every Girl"). A programação de março do Cineclube Henfil ainda conta com os filmes “A Onda” (18/03) e “Pink Floyd The Wall” (25/03).​