Prefeitura realiza seminários para discussão do Plano de Saneamento Básico de Maricá

A Prefeitura de Maricá realizará na próxima quarta-feira (11/03) dois seminários previstos para a discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico. Executado com recursos próprios, o plano reúne dados técnicos necessários para o planejamento de obras, a obtenção de recursos e a execução de projetos em coleta e tratamento de esgoto; abastecimento de água; drenagem de águas pluviais e destinação adequada de resíduos sólidos, entre outras soluções. Os dois encontros são abertos à população. O primeiro será das 10h às 12h, no Rotary Club Itaipuaçu (Estrada de Itaipuaçu, esquina com a Rua 179) e o segundo, em Inoã, das 14h às 16h, na Escola Municipal Darcy Ribeiro (Rua Euclides Paulo da Silva, s/nº).

De acordo com a coordenadora de projetos especiais do município, Luciana Andrade, os seminários são específicos para cada distrito. No de Inoã serão discutidos aspectos gerais do plano e do distrito, que engloba os bairros de Calaboca, Cassorotiba, Chácaras de Inoã, Inoã, Santa Paula e Spar. Analogamente, no de Itaipuaçu serão discutidos aspectos sobre os bairros de Barroco, Cajueiros, Itaocaia, Jardim Atlântico Central, Jardim Atlântico Leste, Jardim Atlântico Oeste, Morada das Águias, Praia de Itaipuaçu, Recanto do Itaipuaçu e Rincão Mimoso. “Essa é uma das ações mais importantes de Maricá porque estamos planejando as diretrizes da água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. É importante a participação de todos porque serão discutidas as prioridades bairro a bairro”, declarou.

Para a coordenadora, esses encontros permitem envolver a população nos debates a respeito dos problemas relacionados ao saneamento e também conscientizam a sociedade sobre a responsabilidade coletiva de conservação ambiental. “Nosso objetivo é alcançar a universalização dos serviços de saneamento visando proporcionar melhoria na qualidade de vida de toda a população”, explicou Luciana, acrescentando que todos os distritos e seus respectivos bairros serão contemplados. No dia 16/03, serão realizados os encontros em Ponta Negra (E. M. Reginaldo Domingues dos Santos – Rua São Pedro Apóstolo), das 9h às 11h; e, no Centro, das 14h às 16h, na Casa Digital (Praça Orlando Barros Pimentel).

Sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

Estabelecido pela Lei Federal 11.445/07, o Plano Municipal de Saneamento Básico é um importante instrumento de planejamento para o município que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. Para elaboração do plano no município foi composto, em outubro de 2014, um grupo técnico de estudo formado por representes do Executivo, Legislativo e órgãos ambientais, sociedade civil e universidade, com representantes da Câmara Municipal; do Subcomitê da Bacia Lagunar de Maricá; do Conselho Comunitário de Segurança Pública; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Esse grupo trabalha em conjunto com a empresa de consultoria Conen Infraestrutura Urbana, vencedora da licitação municipal, para traçar um diagnóstico do município, verificando o sistema atual e propor soluções que serão apresentadas nestes seminários.