Cineclube Henfil apresenta “Sociedade dos Poetas Mortos”

O personagem de Robin Williams introduz novo método de aprendizado em tradicional internato americano

Filme abre a programação de março e será exibido nesta quarta-feira (04/03), na Casa Digital, às 19h

Os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial será o tema do Cineclube Henfil de Maricá de março. Serão exibidos quatro filmes que abordam suas origens e consequências deste período marcante na história. O projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura apresentará “Sociedade dos Poetas Mortos”, “A Onda”, “O Sorriso de Mona Lisa” e “Pink Floyd The Wall” nas quartas-feiras deste mês, às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). As sessões são gratuitas.

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, o sucesso “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989 – EUA) abre a programação nesta quarta-feira (04/03). Dirigido por Peter Weir, a história ocorre no ano de 1959, no tradicional internato Welton Academy. O ex-aluno John Keating (Robin Williams), retorna a escola como novo professor de inglês. Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista porque acende nos alunos a paixão pela poesia e arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Empolgados, os estudantes ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, principalmente por causa dos pais que são contra os novos ideais que seus filhos descobriram.

Com 2h08 minutos de duração, a produção arrecadou mais de 330 milhões de dólares e foi eleito como o Melhor Filme Estrangeiro do Prêmio César (França), em 1991, e recebeu três indicações ao Oscar (Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator – Robin Williams) e outras quatro ao Globo de Ouro (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator – Robin Williams – e Melhor Roteiro), ambas em 1990. O longa-metragem ficou entre as 10 melhores bilheterias nos Estados Unidos e desbancou grandes produções como “A Pequena Sereia” e “Querida, Encolhi as Crianças”.

Uma curiosidade é que a frase “Carpe diem. Aproveite o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias”, pronunciada pelo personagem de Robin Willians, está entre as 100 frases mais citadas do cinema, segundo o American Film Institute. A programação do Cineclube Henfil exibirá ainda “O Sorriso de Mona Lisa” (11/03), “A Onda” (18/03) e “Pink Floyd The Wall” (25/03).