Noruegueses participam de plantio de mudas em Maricá

Projeto "Maricá + Verde" já plantou 3.729 mudas em todo município

Vinte e quatro ciclistas noruegueses participaram do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, com supervisão dos técnicos da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, no sábado (21/02), na praça que dá início ao Caminho Darwin (antiga Estrada da Barrinha), em Itaocaia. A ação integrou o calendário do projeto “Maricá + Verde”, que tem como objetivo o reflorestamento com espécies remanescentes da Mata Atlântica, de matas ciliares e áreas devastadas, para recomposição da cobertura vegetal do município, além de espaços verdes em escolas, hospitais e outros equipamentos públicos.

Os visitantes percorreram diversas localidades da Região Metropolitana de bicicleta e foram convidados para participar da ação, a partir de contato prévio com a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente. Uma tenda foi montada na praça e no horário previsto chegou o grupo de turistas, que participou com entusiasmo do plantio de mudas de pata-de-vaca (Bauhinia variegata), paineira (Ceiba speciosa) e aroeira chorona (Schinus molle). Segundo o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Di Cesar, a participação dos noruegueses, incluindo a ação do plantio de mudas em seu circuito turístico, tem um valor simbólico para a cidade e para os visitantes. “É interessante que turistas que venham a Maricá divulguem bem o município lá fora de todas as formas possíveis e o turismo ecológico é uma delas”, concluiu.

Os ciclistas pedalaram pelo Parque da Cidade, praias oceânicas de Niterói, pelo Engenho do Mato até Maricá. Após o passeio na cidade, eles seguiriam para a Bahia, onde pedalarão cerca de 200 quilômetros por diversos municípios. O oficial aposentado e artista plástico Tore Jorgesen, de 69 anos, lembrou do mar de Maricá e, animado, elogiou a preservação da vegetação. O grupo ainda visitou a Fazenda Itaocaia e depois despediu-se, retornando ao hotel em Niterói.

O “Maricá + Verde” já plantou no município 3.729 mudas. A meta é chegar a 300 mil árvores plantadas para uma cobertura vegetal satisfatória que possa cobrir áreas devastadas e produzir corredores verdes, utilizadas por animais, ajudando a propagar e proteger as espécies no município.