3ª Conferência de Enfrentamento à Dependência Química elegerá os 28 membros do COMAD

A Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, vinculada à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, prepara a realização da 3ª Conferência Municipal de Enfrentamento da Dependência Química, prevista para o próximo dia 6 de março, das 8h às 17h, na 1ª Igreja Batista Maricá, no Centro. Entre os objetivos da conferência está a eleição dos 28 membros do Conselho Municipal de Enfrentamento à Dependência Química e ao uso Abusivo de Álcool e outras Drogas (COMAD)de Maricá, órgão este que tem orientação do governo federal.

O COMAD coordena, desenvolve e estimula atividades de prevenção, tratamento e reinserção social procurando integrar todos os segmentos sociais, assegurando a maior participação possível dos movimentos comunitários. O conselho é formado por 14 representantes do governo da gestão atual e 14 representantes da sociedade civil escolhidos pela população maricaense e órgãos não governamentais. “É importante que as instituições que trabalham com a dependência química, como o PROLIV, Bom Samaritano, AA entre outros, estejam presentes na conferência para escolherem os membros da sociedade civil no conselho, para que sejam direcionados corretamente os recursos recebidos”, orientou Laura Costa, subsecretária de Assistência Social.

Durante o evento, haverá palestras sobre os desafios contemporâneos da dependência química e o trabalho de rede intersetorial de enfrentamento. "Traremos palestrantes e parceiros das diversas esferas de governo e da região, para uma discussão ampla, sobre este problema que atinge a sociedade como um todo", afirmou Alan Christi, subsecretário de Prevenção à Dependência Química de Maricá. A ocasião ainda será marcada pela presença de grupos de trabalho que formarão algumas propostas de políticas públicas, que serão votados em uma plenária.

Uns dos temas abordados também nesta conferência serão os problemas e as soluções para a prevenção e tratamento da dependência química como, por exemplo, o projeto de abrir as escolas nos finais de semana para atividades físicas, oficinas e cursos para que os jovens de Maricá encontrem o prazer sem ser nas drogas.