Fundo de Quintal abre programação de shows do Carnaval de Maricá

0
628

A série de shows do Carnaval de Maricá foi aberta na noite de sábado (14/2) com a apresentação do veterano Fundo de Quintal, que colocou cerca de 2 mil pessoas para sambar na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, nove meses depois de fazer um dos shows do aniversário de 200 anos da cidade. Formado no bloco Cacique de Ramos e há 37 anos tocando profissionalmente – já tendo revelado bambas como Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Sombrinha –, o grupo privilegiou o samba mais tradicional e levantou o público, que cantou junto em quase todas as músicas.

“Fazemos um show de respeito ao samba de raiz e é um grande prazer para nós abrir o Carnaval para vocês hoje”, declarou o pandeirista Bira Presidente, fundador do grupo ao lado de Ubirany (tantan). Cumprindo a proposta, eles começaram com uma sequência de sambas clássicos como “O Show tem que Continuar” (de Luiz Carlos da Vila), “Água de Chuva no Mar” e “Só Pra Contrariar”.

O momento de maior descontração do show, que não estava previsto segundo a produção, foi quando os músicos convidaram um grupo de mulheres da plateia para sambar no palco. Quando as cerca de vinte ‘passistas’ subiram foi uma alegria só, mas quem roubou a cena foi o único homem entre tantas mulheres. A empolgação era tanta que foi difícil fazer todas saírem do palco.

“Adorei subir lá e sambar e estou adorando o Carnaval daqui. É a primeira vez que venho e está maravilhoso”, elogiou Gabriela Pereira, de 21 anos, uma das que sambou no palco misturando passos de funk.

A apresentação seguiu com outros sambas clássicos, como “Trem das Onze” (de Adoniran Barbosa) e “Aquarela Brasileira”, samba-enredo histórico de Silas de Oliveira, sempre acompanhados pelo público. Depois de “Sorriso Aberto”, Ubirany se dirigiu à plateia para dizer que faria uma homenagem à plateia de Maricá, e emendou “A Amizade”. O grupo fechou o show em ritmo acelerado com “Caciqueando” e com o povo pedindo bis.