Maricá participa do lançamento de ações de prevenção aos crimes praticados contra jovens

0
280
Kit distribuído pela Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social com foco na campanha nacional

Os governos federal e estadual em parcerias com as prefeituras, incluindo a de Maricá, lançaram na última terça-feira (10/02), no auditório do Edifício da Central do Brasil, no Centro do Rio, ações de prevenção aos crimes praticados contra jovens. A campanha nacional visa conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil, principalmente durante o Carnaval, quando as cidades recebem grande fluxo de visitantes.  

Como forma de integrar a campanha, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, iniciou a distribuição de kits preventivos, com panfletos sobre as ações e sobre os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social; pulseiras de identificação para as crianças usarem nos eventos, um cartaz com imagens das crianças desaparecidas, camisinha e panfletos relativos ao tema proteção em diversos pontos da cidade e também nos sete CRAS do município, que fazem um trabalho contínuo com crianças, adolescentes e responsáveis.  De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, a ação destaca ainda o Disque 100 como o principal canal do governo federal de recebimento de denúncias sobre violações de direitos humanos e ressalta a importância da atuação dos Conselhos Tutelares.

“A iniciativa tem como foco o enfrentamento a diversas violações contra a infância: violência sexual, maus tratos e negligência. A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social de Maricá entende que essa campanha é de suma importância para o município não só no Carnaval, mas ao longo do ano”, explicou Castor, que no lançamento da campanha estava acompanhado da subsecretária da pasta, Laura Costa, e da subsecretária municipal da Infância e Juventude, Silvia Cantuária.