Carnaval 2015: Ocupação hoteleira em Maricá bate 80%

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Políticas Especiais, vinculada à Coordenação Executiva de Desenvolvimento Econômico, confirma o grande interesse turístico em torno do Carnaval de Maricá.  De acordo com a secretaria, a ocupação hoteleira formal na cidade bateu 80% nessa quinta-feira (12/02). “Pela forma como a procura está, calculamos que no domingo estaremos perto de 100% da capacidade sendo utilizada”, informa o secretário Amílcar Carvalho Junior.

Com foco também no público que virá para os Jogos Olímpicos de 2016, a secretaria iniciou um trabalho de listagem de todos os hotéis e pousadas da cidade. O objetivo, segundo Amílcar, é o de identificar o tamanho da rede e promover um trabalho de qualificação.  “Paralelamente, criamos um programa municipal para facilitar que as pessoas ampliem suas pousadas e aluguem quartos em suas casas para visitantes, o que deverá elevar muito a oferta na cidade”, explica.  A iniciativa está impressa em todos os carnês de IPTU distribuídos pela cidade e já há imóveis cadastrados com esse fim. Atualmente a rede formal de Maricá conta com 27 pousadas, o que representa 328 quartos disponíveis.

Outro dado do levantamento igualmente ressalta o retorno econômico do investimento da Prefeitura no Carnaval. O nível de ocupação de imóveis para locação de temporada já chegou a 78%, com a maioria dessas casas localizadas no distrito de Itaipuaçu.  Segundo estimativas, a Prefeitura calcula que cerca de 500 mil pessoas vão aproveitar as praias e curtir os shows gratuitos promovidos pelo município – que tem em torno de 150 mil habitantes – em vários palcos no Centro e espalhados pelos distritos.  O volume de visitantes gera aumento significativo na movimentação do comércio e beneficia moradores com a oferta de vagas temporárias de trabalho.