Assistência Social realiza reunião da comissão “Tecendo a Rede Socioassistencial”

Foi realizada na tarde do dia 26/01 a primeira reunião da comissão intersetorial “Tecendo a Rede Socioassistencial” de Maricá, no CRAS do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. Estiveram presentes representantes das secretarias adjuntas da Saúde, Educação, Direitos Humanos e da instituição beneficente Pestalozzi e do CMDCA.

A subsecretária de Assistência Social, Laura Costa, informou que em consideração a importância de discutir melhorias e fortalecer os equipamentos socioassistenciais do município, o prefeito Washington Quaquá decretou a criação da comissão “Tecendo a Rede Socioassistencial”, que tem por finalidade pactuar fluxos de atendimento aos usuários da rede socioassistencial, visando eficácia nas demandas apresentadas, referência e contrarreferência entre as secretarias e seus órgãos.

A comissão será composta por um titular e um suplente dos seguintes órgãos: secretário municipal de Assistência Social, que presidirá; secretário municipal de Saúde; secretário de Educação; secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Maricá; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; presidente do Conselho Municipal de Educação; presidente do Conselho Municipal de Saúde; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e presidente do Conselho Tutelar.

Foi acordado neste encontro que haverá reuniões bimestrais com pautas diversas e com participações de convidados representantes de órgãos da administração federal, estadual ou municipal, de entidades privadas, inclusive organizações não governamentais, conforme o tema debatido. “É de extrema importância que todos os equipamentos conheçam todos os serviços oferecidos pelo município para que haja melhoria no atendimento à população. Com estas reuniões, será possível que todas as secretarias apresentem seus serviços e que se debatam novas soluções ou novos projetos para um bem comum, a população”, declarou Laura Costa.

Finalizando o Fórum, Laura apresentou um “slide” sobre todos os serviços da Secretaria Adjunta de Assistência Social e propôs que todas as secretarias fizessem o mesmo ao final de cada reunião.