Maricá em estágio de atenção para o temporal desta quinta

A Prefeitura de Maricá está em estágio de atenção desde a noite desta quarta-feira (04/02) devido à previsão de temporais de grande intensidade no Estado do Rio a partir da tarde de hoje (05). Segundo o Alerta Rio, a passagem de um ciclone forma um sistema de baixa pressão sobre o oceano e intensifica a instabilidade sobre a cidade, provocando chuvas de forte a muito forte até sexta-feira (06). A Defesa Civil Municipal monitora a situação das chuvas em outras cidades litorâneas e orientará nesta tarde os moradores de regiões onde há risco de escorregamento de terra e alagamentos, como Centro, Ubatiba, Retiro, Itaipuaçu, Bambuí, Bananal, Ponta Negra, Boqueirão e Barra de Maricá.

Segundo o subsecretário da Defesa Civil, coronel Ricardo Nunes, a orientação é que os moradores deixem as casas e desliguem disjuntores, já que há previsão de descargas elétricas e rajadas de vento. “Quem estiver nesses locais que saia para buscar abrigo em local seco. Também é importante colocar documentos em sacos plásticos. Esses procedimentos são necessários para minimizar os impactos das chuvas”, afirmou o coronel, que também monitora outros municípios. “Estou em contato com os órgãos de Defesa Civil de Mangaratiba e Angra dos Reis para acompanhar a situação do tempo e a intensidade, já que, geralmente, as chuvas iniciam naquela região”, acrescentou.

Outra ferramenta utilizada pela Defesa Civil de Maricá são os pluviômetros – equipamentos que medem, em milímetros, a quantidade das chuvas e enviam, via satélite, as informações para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os medidores funcionam desde abril de 2014 em regiões onde há alagamentos e escorregamentos de terra. A intensidade de água varia de muito fraca (20 mm), moderada (35 mm), forte (45 mm) e muito forte (50 mm).