Circuito Ecológico deste sábado será no Silvado

Circuito Ecológico deste sábado será no Silvado

A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo e Lazer de Maricá realizará neste sábado (24/01) mais uma edição do Circuito Ecológico, com etapa no Rio Silvado. O passeio é gratuito e contará com a presença de guias de turismo da Prefeitura. A saída está prevista para às 7h30 da Rodoviária do Povo, no Centro. Quem preferir ir de carro,  o ponto de encontro é, às 8h30, na ponte após o Campo de Futebol do Silvado.

Com três horas de duração (ida e volta), a caminhada é considerada de nível leve. Os participantes caminharão por um trajeto, sem subidas, pela estrada do Silvado até o rio de mesmo nome, onde poderão se banhar. As inscrições são feitas na Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro) até sexta-feira (23/01), das 9h às 17h. Os interessados preencherão um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física.

Os aventureiros devem usar roupas leves, tênis, filtro solar, boné ou chapéu e roupas de banho, além de levar pelo menos dois litros de água, máquina fotográfica, frutas, biscoitos, barra de cerais, sanduíches e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-5094.

O projeto

Realizado desde setembro de 2013, o Circuito Ecológico promove passeios gratuitos em diferentes trilhas da cidade, atraindo, em média, 25 pessoas. Já foram feitas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia), Vilarejo de Tomascar, entre Maricá e Rio Bonito, Cachoeira do Espraiado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, Grutas do Spar, em Inoã, entre outros pontos turísticos.