Saúde de Maricá realiza ação em combate à hanseníase

Em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase (25/01), a Prefeitura de Maricá realizará uma série de ações preventivas de combate à doença no próximo dia 29 (quinta-feira), na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro da cidade. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde oferecerão, das 09h às 12h, orientação à população sobre os sinais e sintomas da Hanseníase, a importância do diagnóstico precoce, da adesão ao tratamento e da cura, além da execução do exame clínico. Para atingir o objetivo, serão distribuídos materiais educativos impressos.

Também na ocasião, os maricaenses poderão participar de demais atividades, como verificação da pressão arterial, teste de glicose, distribuição de material informativo, de preservativos, orientações sobre prevenção de doenças, amamentação, exame preventivo e câncer de mama. O evento conta com a parceria de diferentes programas da Secretaria de Saúde, como Hanseníase; Educação em Saúde; Tuberculose; Hiperdia; Atenção Integral à Saude da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Planejamento Familiar; DST/AIDS/ Hepatites virais; Núcleo de Apoio ao Programa Estratégia Saúde da Família (NASF) e outros.

A hanseníase é considerada um grave problema de saúde pública devido ao alto potencial incapacitante. É uma doença infectocontagiosa crônica, que atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos, mas tem tratamento e cura. As deformidades físicas podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento da doença. Alguns dos sintomas da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato e caroços e inchaços pelo corpo.